IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Secretário defende protagonismo da iniciativa privada e venda da Eletrobras

"O PIB depende mais do privado do que do público e isso que queremos", disse Salim Mattar - Divulgação
"O PIB depende mais do privado do que do público e isso que queremos", disse Salim Mattar Imagem: Divulgação

Carla Araújo

Colaboração para o UOL

19/02/2020 13h14

O secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, destacou hoje que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem dado sinais positivos para o mercado para a aprovação do PL da desestatização da Eletrobras, e reiterou que a orientação do governo é a redução do Estado.

"O Estado brasileiro custa cinco meses por ano do trabalho do trabalhador. Esse é o peso", disse.

"O protagonismo deve ser da iniciativa privada. O PIB depende mais do privado do que do público e isso que queremos", completou o secretário, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, após a primeira reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Salim Mattar destacou ainda que quem gera riqueza é o meio privado, e citou como exemplo que atualmente bancos privados estão concedendo mais financiamento do que bancos públicos. "Tudo isso está dentro dessa orientação do governo de redução do estado".

Eletrobras

O secretário disse que a Eletrobras tem grandes usinas no Norte e no Nordeste e que está sendo elaborado um arredondamento da possível modelagem, para que ela seja aprovada no Congresso.

"Nesse momento estamos conversando com o senado, elaborando com senadores sobre a modelagem, que tem que ser transparente", afirmou.

"Acreditamos que em uma ou duas semanas teremos essa modelagem pronta e automaticamente esse PL vai navegar com facilidade da Câmara para o Senado."

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Jair Bolsonaro fala de dificuldades para privatizar

Band Notí­cias