IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maia diz que país precisa do Estado e não só de reformas e setor privado

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

04/03/2020 12h37

O presidente da Câmara, um dos principais fiadores das reformas econômicas em pauta, disse que para o Brasil crescer é necessária a participação do Estado e não apenas de reformas e atuação do setor privado. Ele fez uma análise sobre o resultado do PIB (Produto Interno Bruto), de 1,1%, divulgado hoje.

"A gente não consegue organizar um país apenas fazendo as reformas. Cortando, cortando, cortando. Isso tudo é fundamental: reforma administrativa, previdenciária, sistema tributário, agora, para o Brasil crescer é importante que a gente olhe que o setor privado não vai resolver os problemas sozinhos", declarou na chegada à Câmara.

O presidente da Casa disse que a grande mensagem do PIB é de que "a participação do Estado será sempre importante para que o Brasil possa crescer e se desenvolver".

Antes da divulgação do PIB, líderes parlamentares mostravam descontentamento com o desempenho da Economia. Isso porque entendem que a aprovação da reforma da Previdência gerou desgaste político e pouco retorno em termos de emprego e renda. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB de 2019 está no mesmo nível de 2013.

Já o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao ser questionado sobre o desempenho do PIB fez piada, evitou a imprensa e colocou o humorista Carioca para falar com os jornalistas.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas