IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro faz piada com PIB usando humorista Carioca em entrevista

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

04/03/2020 10h42Atualizada em 04/03/2020 19h22

Após a divulgação de que a economia brasileira cresceu 1,1% em 2019, menos que em 2017 e 2018, o presidente Jair Bolsonaro fez piada e usou o humorista Carioca, em uma ação ensaiada, para responder às perguntas dos jornalistas.

O comediante Márvio Lúcio, o Carioca, recém-contratado pela TV Record, chegou ao Palácio da Alvorada pouco antes do presidente, em um carro oficial, junto com o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten. Ele estava fantasiado de Jair Bolsonaro, usando uma faixa presidencial.

"O que é PIB? Pergunta para eles o que é PIB", "posto Ipiranga" e "outra pergunta" foram as respostas que o presidente Bolsonaro deu à imprensa quando perguntado sobre o tema, na manhã desta quarta-feira (4). "Posto Ipiranga" é o apelido que o presidente dá ao ministro da Economia, Paulo Guedes, como sinônimo de solução para vários problemas.

O chefe de Wajngarten, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, também acompanhou a performance do humorista e do presidente. O próprio Bolsonaro compartilhou o vídeo em seu perfil no Facebook, onde escreveu "Bolsonabo no Alvorada".

'Aqui é o presidente fake'

O humorista queria que os repórteres fizessem perguntas a ele. "Aqui é o presidente fake. Aproveita!", disse. Não houve questionamentos.

Quando o próprio Bolsonaro chegou, o presidente da República passou a dizer ao comediante as respostas que deveria dar às perguntas dos jornalistas.

Os jornalistas insistiram que as perguntas eram para o próprio presidente, mas ele seguiu dando respostas evasivas sobre o PIB por meio do humorista.

Veja o diálogo:

Repórter: Presidente Bolsonaro, o senhor falará sobre o PIB?
Bolsonaro: PIB? O que é PIB?
Carioca: O que é PIB? Paulo Guedes, Paulo Guedes...
Repórter: A pergunta é para o presidente, não pro senhor.
Bolsonaro: Posto Ipiranga.
Carioca: Posto Ipiranga.
Bolsonaro: Outra pergunta.
Carioca: Outra pergunta, outra pergunta.
Repórter: Presidente, comenta o PIB conosco.
Carioca: Mas é o Paulo Guedes, é o Paulo Guedes

Como o presidente não respondeu a mais perguntas sobre o PIB, os repórteres deixaram de fazê-las.

Comediante tentou distribuir bananas

Humorista Carioca apareceu com bananas e simulou entrevista representando Jair Bolsonaro - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Humorista Carioca apareceu com bananas e simulou entrevista representando Jair Bolsonaro
Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Antes da chegada de Bolsonaro, o comediante tentou distribuir bananas aos jornalistas que aguardavam o presidente. O gesto é uma referência às duas ocasiões em que Bolsonaro ofendeu profissionais que faziam perguntas a ele no Palácio da Alvorada.

O comediante estava dentro do Palácio da Alvorada no momento em que o presidente da República tomava café da manhã com parlamentares do PSD. Hoje, o governo enfrenta um teste no Congresso, que pode manter ou derrubar veto presidencial que garante maiores poderes do Executivo na gestão do Orçamento.

Depois da tentativa frustrada de os jornalistas ouvirem respostas do presidente sobre o PIB, Bolsonaro se dirigiu a militantes que o aguardavam ao lado. Ali, ele avisou aos apoiadores que um programa feito pelo comediante com ele seria exibido na TV Record.

Militantes ofenderam jornalistas com palavras de cunho sexual

Enquanto o humorista fazia troças com a imprensa, alguns apoiadores do presidente riam e proferiram palavras de cunho sexual para os repórteres. Um apoiador fez questão de identificar, para o comediante, um dos jornalistas como funcionário de determinado veículo de comunicação. Os repórteres também tiveram suas imagens capturadas pela equipe da TV Record, da comunicação da Presidência e por apoiadores do presidente.

Na terça-feira, o governo de Bolsonaro relançou uma cartilha de proteção aos jornalistas. "O documento revela as contradições do próprio governo", disse a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). "O presidente Jair Bolsonaro tem sido criticado por ataques à imprensa e a jornalistas."

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas