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Marcas se adaptaram rapidamente a 'novo normal', diz CEO da Kantar Ibope

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 13h24Atualizada em 04/05/2020 14h04

Datas especiais para o comércio, como Páscoa e Dia das Mães, vêm sendo impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Até aqui, no entanto, as marcas se adaptaram rapidamente ao cenário que o mercado apresenta em 2020. A avaliação foi feita por Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media no Brasil, no UOL Debate de hoje. O programa se propõe a discutir os desafios das marcas e a importância da comunicação durante os casos da covid-19.

"A gente percebe aquilo que a gente já tem falado sobre as marcas: o quão rápido elas conseguiram se transformar nesse período inédito nas nossas vidas, buscando novos modelos criativos de se comunicar e se engajar com o consumidor", disse Vogel.

"Porque as marcas têm que continuar conversando com seus consumidores. Esse momento de Dia das Mães estampa esse novo normal e mostra como as marcas estão reagindo a esse novo momento", afirmou.

O programa reuniu ainda Carlos Pitchu, vice-presidente de mídia e comunicação da Natura; Luiz Sanches, presidente da AlmapBBDO; e Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour.

"O 'novo normal' já chegou na nossa campanha de Dia das Mães desse ano. Pela primeira vez, criamos um filme (publicitário) remotamente. Foi um filme estrelado pela Ivete Sangalo com a participação de colaboradores do Brasil e da América Latina, todos de suas casas", relatou o vice-presidente de mídia e comunicação da Natura. "Foi um desafio. O próprio material já sofreu um impacto, a gente ganhou a linguagem do momento por uma condição; mas, no final deu muito certo."

Silvana Balbo, por sua vez, disse que o Carrefour não foi tão impactado até aqui, porque o consumidor está aproveitando o isolamento social para curtir experiências em casa. Por isso, segundo ela, a empresa não quis ser "oportunista" no atual momento.

"O que a gente pode perceber, até pegando o exemplo da Páscoa, é que as pessoas estão aproveitando alguns momentos para relaxar. Apesar do isolamento social, a gente não sentiu esse impacto na Páscoa e a gente espera isso para o Dia das Mães. A gente não quer ser oportunista nessas sazonalidades. A gente não deve gerar aglomeração nas lojas — a partir do momento que a gente anuncia ofertas agressivas, a gente vai contra as medidas de isolamento. A gente está usando muito os canais digitais", explicou. "A gente tem também um filme institucional que foi gravado de um jeito diferente, mas a gente vai reverberar ele usando os canais digitais."

Do lado das agências de publicidade, Luiz Sanches apontou que o impacto nos clientes foi sentido, mas ele disse que isso não necessariamente foi negativo.

"A gente teve vários clientes e cada um foi impactado de várias formas. O Boticário já tinha um filme pronto, mas a gente refez o filme inteiro e acabou saindo um trabalho muito bacana. Isso traz possibilidades de canais de comprar diferenciados, e isso traz a possibilidade de um presente especial."