Othon Vela, do Pão de Açúcar: tecnologia é parte fundamental do negócio
Othon Vela, diretor de marketing do Pão de Açúcar, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing desta semana. O executivo fala sobre como a empresa se adaptou ao crescimento do e-commerce e como a tecnologia vem alterando a forma do consumidor fazer compras.
Além disso, o executivo comenta as alterações do dia a dia da rede de supermercados com a pandemia causada pelo coronavírus. "Tivemos que administrar a expectativa dos clientes, que vão menos vezes ao supermercado e tentam levar o máximo possível de produtos. O consumo de farinha de trigo, por exemplo, foi enorme", diz o executivo (no arquivo acima, o trecho está a partir de 4:14).
"Vimos mudança bem grande de comportamento com o crescimento das vendas pelo e-commerce. Corremos para abrir dois centros de distribuição e aumentar a capacidade de entrega. A tendência, que já existia, sofreu um aumento expressivo. A digitalização do setor foi muito forte, do dia para a noite", diz (a partir de 7:14).
Othon ainda fala sobre as mudanças físicas nas lojas. "A pandemia alterou todo o lado sensorial do cliente, da degustação de produtos. Muitas das experiências a gente teve que pausar. As pessoas têm um comportamento muito racional dentro da loja. Estamos trabalhando para que a experiência atual seja útil. O cliente precisa achar fácil os produtos que deseja", declara (a partir de 11:02).
O executivo também comenta sobre as novidades recentes da marca, como uma nova interface do aplicativo. "Nosso aplicativo continua como parte fundamental da experiência do cliente. Acabamos de lançar uma nova home para o app, que já tem mais de 4 milhões de downloads. No aplicativo, o consumidor tem acesso a descontos exclusivos e personalizados e uma ferramenta de recomendação, a partir dos produtos que ele gosta", diz (a partir de 13:20).
Othon ainda fala sobre os aspectos de segmentação e personalização de vendas. "A tecnologia faz parte do negócio. Todo esse lado de segmentação e personalização é parte fundamental do negócio. O marketing hoje é uma ciência super complexa. Todo o lado de ciência humana continua, mas soma-se o lado de ciências exatas, que é muito forte. Marketing passa, hoje, até por matemática financeira", declara (no arquivo, a partir de 18:25).
Além disso, Othon fala um pouco sobre o Stix, programa de fidelidade fundado ao lado do Grupo Raia Drogasil e que contará também com troca de pontos acumulados nos cartões de crédito Itaú (a partir de 20:55).
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.