Itaú, Ambev e Magalu: estudo aponta marcas mais lembradas durante pandemia

Itaú, Ambev e Magazine Luiza são as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro neste momento da pandemia causada pelo coronavírus. Este é o resultado de um estudo produzido pelo Instituto Croma Insights, feito em parceria com a empresa de pesquisa online Toluna.
O estudo perguntou ao consumidor quais empresas têm um "posicionamento positivo" em relação ao novo contexto causado pela pandemia.
O levantamento enumera as marcas mais citadas em 9080 entrevistas, feitas com consumidores brasileiros em nove diferentes momentos, entre 19 de fevereiro e 29 de abril deste ano (veja o ranking das 50 marcas mais citadas abaixo).
Segundo a consultoria, o Itaú ficou em primeiro lugar devido ao seu "desempenho social e empreendedor", que vem "divulgando facilidades e alternativas para os pequenos e médios empresários". A Ambev ficou na segunda posição, principalmente, "por conta da fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública".
O Magazine Luiza fechou o ranking dos três primeiros, segundo a Croma, "pelas iniciativas de emprego para autônomos com a expansão dos revendedores, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos". Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas.
Quando separadas por segmentos, os destaques são Nestlé, Burger King e Cacau Show (alimentação); Havaianas, Nike e Adidas (moda); Vale, Gerdau e Suzano (indústrias) e Ypê, Unilever e Omo (produtos de limpeza), por exemplo.
Confira o ranking das 50 marcas mais lembradas pelo consumidor no ranking da Croma:
- Itaú
- Ambev
- Magalu
- Santander
- Natura
- O Boticário
- Bradesco
- Nestlé
- Americanas
- Casas Bahia
- iFood
- Ypê
- Brahma
- Banco do Brasil
- Globo
- Nubank
- Vale
- Uber
- Caixa
- Avon
- Burger King
- Carrefour
- Claro-Net
- Petrobras
- Amazon
- Gerdau
- L'Orea
- 99
- AME
- YouTube
- Cacau Show
- Renner
- Unilever
- Mc Donald'
- PicPay
- Riachuelo
- Coca-Cola
- Mercado Livre
- Oi
- Rappi
- Sadia
- Vivo
- Fiat
- Heineken
- Seara
- TIM
- Me Poupe
- XP
Mais mais "transformadoras"
A HSR Specialist Researchers também tem feito estudos semanais sobre a presença das marcas na cabeça do consumidor durante a crise. A empresa de pesquisa desenvolveu um índice que analisa o atual momento das empresas no país.
A análise leva em conta três índices: um sobre ações (e soluções) voltadas para a sociedade, colaboradores e consumidores; outro que aborda a "lembrança de marca", e outro sobre o "poder da voz" da empresa, a partir da presença da marca nas redes sociais.
Na medição da 7ª semana de estudo, realizado até 10 de maio, as três primeiras do ranking eram Magazine Luiza, Netflix e iFood. O estudo já conta com 13 mil entrevistas, realizadas desde 24 de março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.