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Estudo aponta "marcas transformadoras" em meio à crise do coronavírus

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2020 15h01

Magazine Luiza, iFood e Ambev são as "marcas transformadoras" nesta época de crise, segundo estudo realizado pela HSR Specialist Researchers. A empresa de pesquisa desenvolveu um índice que analisa o atual momento das empresas no país, com o avanço da pandemia causada pelo coronavírus.

"Temos um novo consumidor. As empresas precisam compreender essas novas necessidades, por isso estudamos quais marcas estão aproveitando melhor este momento. Foram analisados atributos que demonstrem a capacidade de a empresa se reinventar, baseados em características valorizadas pelo consumidor", declarou Valéria Rodrigues, sócia-diretora da HSR.

A análise leva em conta três índices: um sobre ações (e soluções) voltadas para a sociedade, colaboradores e consumidores; outro que aborda a "lembrança de marca", e outro sobre o "poder da voz" da empresa, a partir da presença da marca nas redes sociais.

O estudo foi feito, até agora, em três momentos distintos, com 1.000 consumidores em cada análise. Confira as cinco marcas mais bem posicionadas no último levantamento, feito entre 6 e 7 de abril:

  1. Magazine Luiza
  2. iFood
  3. Ambev
  4. O Boticário
  5. Mercado Livre

"O novo cenário implica em uma postura voltada para a sociedade, para a sustentabilidade econômica e para uma visão de longo prazo. O Magazine Luiza, por exemplo, é um ponto fora da curva. A atuação é muito consistente: a empresa não faz ações só em momentos de transformação. Está no DNA da companhia participar da mudança", declarou Valéria.

Para a executiva, o importante é que as marcas estejam presentes em quatro dimensões: apoio efetivo à sociedade, por meio de doações e serviços; apoio ao ecossistema, por meio de preservação de empregos, por exemplo; medidas protetivas aos funcionários; e apoio aos consumidores.

"O iFood, por exemplo, foi uma das primeiras empresas que falou sobre as medidas que seriam tomadas, além de ter lançado fundos de apoio a entregadores e restaurantes", afirmou.

Para ela, as marcas precisam mostrar que estão atendendo à sociedade como um todo para serem autênticas. "A agilidade em lançar ações, como a fabricação de álcool em gel em fábricas da Ambev, fez toda a diferença. Mas, agora, só o 'fique em casa' não adianta mais. Precisamos de ineditismo em ações. O consumidor também quer contribuições para uma sociedade melhor", afirmou.

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