Quaker mudará nome de marca de xarope de panqueca por 'estereótipo racial'
A Quaker Oats, empresa norte-americana de alimentos, anunciou hoje que a Aunt Jemima ("Tia Jemima", em tradução literal), marca de mix de panquecas e xarope, ganhará um novo nome e imagem, dizendo reconhecer que "as origens são baseadas em um estereótipo racial".
A marca, que tem 130 anos, apresenta uma mulher negra chamada Tia Jemima, originalmente vestida como uma personagem menestrel.
A imagem mudou com o tempo, mas a Quaker disse que remover a imagem e o nome faz parte de um esforço "para progredir em direção à igualdade racial".
"Reconhecemos que as origens da Aunt Jemima se baseiam em um estereótipo racial", disse Kristin Kroepfl, vice-presidente e diretora de marketing da Quaker Foods North America, em um comunicado à imprensa, segundo a NBC News.
"Também devemos examinar com atenção nosso portfólio de marcas e garantir que elas reflitam nossos valores e atendam às expectativas de nossos consumidores", acrescentou ela.
A marca enfrentou críticas recentemente em meio a protestos que aconteceram nos Estados Unidos e em vários países provocados pela morte de George Floyd, um homem negro, numa ação policial em Minneapolis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.