Jan Telecki, da Hyundai: Vendas pela internet, hoje, giram em torno de 10%
A pandemia causada pela covid-19 fez o e-commerce disparar no Brasil. A média de crescimento foi de 84,5% nos últimos três meses (de agosto a outubro), na comparação com o mesmo período do ano passado. Mas como é vender um carro pela internet? Quais são os maiores desafios que as montadoras estão atravessando?
Para Jan Telecki, diretor de marketing da Hyundai no Brasil, a pandemia retardou o processo de crescimento que o mercado automobilístico havia sentido nos últimos anos. O desafio, agora, é reforçar os canais de compra e aprimorar as vendas pela internet.
O executivo foi o entrevistado do episódio #64 do podcast Mídia e Marketing, publicado nesta semana. "São dois os vetores do processo de digitalização: a confiança, uma vez que as pessoas passaram a fazer compras constantes pela internet; e as novas gerações, que já nasceram digitais, que irão fazer essas compras crescerem no futuro", diz (no arquivo acima, este trecho está a partir de 7:26).
Segundo o executivo, os números ainda são tímidos -mesmo assim, as vendas digitais giram em torno de 10% a 12% do total. "As pessoas ainda gostam de fazer o test drive. E uma outra barreira é a digitalização do processo de documentação da compra", afirma.
Para Jan, o desafio do marketing é passar os valores da empresa para a sociedade. "O trabalho que a gente vem fazendo se baseia no propósito, relevância e verdade. A comunicação precisa ter encantamento, mas também precisa de resultado. Hoje, o charme da publicidade é lidar com os dados" diz (a partir de 19:35).
O executivo ainda fala sobre o crescimento da venda de modelos SUV no Brasil. "Isso se deve graças à maturidade do mercado. Primeiro, o consumidor queria comprar o carro. Depois, nos anos 90, começou a receber os importados. Entre 2000 e 2010, quis mais espaço. E, a partir de 2010, a Tucson abriu este mercado, com conforto, espaço e segurança", afirmou (a partir de 13:40).
Segundo Jan, o segmento de "SUV compacto" tem crescido cerca de dois dígitos por ano. No Brasil, os modelos mais emplacados neste segmento em 2019 foram o Jeep Renegade, o Hyundai Creta, o Nissan Kicks, o Honda HR-V e o VW T-Cross. No mês passado, o Creta, modelo da montadora da Jan, ficou em 5º entre os mais vendidos da categoria.
Esporte como válvula de escape
Triatleta amador, o executivo ainda faz relações do esporte com o marketing. Para ele, o esporte é uma forma de sair um pouco da pressão do dia a dia - além disso, torna a vida corporativa mais fácil.
"Como qualquer atividade esportiva, você sempre tenta se superar. O triathlon te coloca métrica nos treinos e provas. O marketing e a publicidade também são pautados por métricas. Você começa a se relacionar com elas de forma mais amigável", declara (a partir de 28:23).
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