IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central anuncia que conta do celular poderá ser paga com Pix

Pix é o novo meio de pagamento lançado pelo Banco Central - TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pix é o novo meio de pagamento lançado pelo Banco Central Imagem: TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

16/12/2020 10h05

O BC (Banco Central) e o SindiTeleBrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) anunciaram uma novidade sobre o Pix, meio de pagamento eletrônico lançado recentemente no Brasil. Agora contas de celular poderão ser pagas com esse recurso.

O acordo entre BC e SindiTeleBrasil vai permitir o uso do Pix para pagamento de faturas de celular e também para recarga de serviços pré-pagos móveis e fixos

Segundo comunicado divulgado pelo BC, "a parceria tem o objetivo de proporcionar o Pix como alternativa, melhorando a experiência de pagamento dos usuários e a gestão financeira dos recebimentos das empresas de telefonia móvel.

Por enquanto não haverá qualquer restrição para outras formas de pagamento. "A utilização do Pix para pagamento do celular será feita gradualmente, de forma autônoma, voluntária e independente pelas empresas", informou o BC.

O que é o Pix?

O Pix é uma nova forma de transferir dinheiro, de forma instantânea. Serve como uma alternativa ao DOC e à TED para transferir dinheiro. Também poderá ser usado para fazer pagamentos, como opção ao cartão de débito, de crédito, ou ao boleto.

O Pix foi criado pelo Banco Central, mas quem oferece o serviço às pessoas e empresas são as instituições financeiras: bancos, meios de pagamento e fintechs. Na hora de fazer um pagamento ou uma transferência de dinheiro, além de TED e DOC, existe a opção de fazer um Pix.

Segundo o Banco Central, as principais vantagens do Pix são: O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semana; as transações são concluídas em menos de 10 segundos; e é gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais).