PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Mídia e Marketing

Google, YouTube e Samsung são as marcas mais influentes no país, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2021 11h01

A empresa de pesquisa Ipsos anunciou na manhã de hoje (14) seu ranking "Most Influential Brands". Como nas últimas quatro edições da lista, o Google continua na liderança do estudo entre os consumidores brasileiros.

O YouTube ficou na segunda colocação. A Samsung, que estava na vice-liderança em 2019, caiu para a terceira posição - confira o ranking com as 10 primeiras abaixo.

Esta foi a 8ª versão brasileira do estudo, que avaliou 107 marcas em dezembro do ano passado. O ranking avalia as marcas tendo em vista 57 atributos diferentes, agrupados em 5 dimensões: inovação, confiança, presença, engajamento e responsabilidade social.

O estudo The Most Influential Brands entrevistou 2.000 pessoas, por meio de painel online. A única marca fundada no Brasil entre as dez primeiras posições é O Boticário.

Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil, ainda destaca que a gestão de marca pode ser mais próxima das pessoas, de maneira a moldar comportamentos.

Segundo o executivo, 77% dos consumidores esperam que as empresas façam mais pela sociedade - e 53% acreditam que as marcas têm feito um bom trabalho. "As marcas estão substituindo as instituições. Este é o novo papel das empresas", declara.

"O que se espera das marcas mudou. A covid-10 acabou potencializando o peso de outras dimensões, como confiança e responsabilidade social. Não basta estar presente do lado do consumidor em um momento específico: tem que ser consistente nessa atuação", diz Ana Hashizume, diretora de saúde de marca da empresa de pesquisa.

Confira as 10 marcas mais influentes no Brasil, segundo a Ipsos:

  1. Google
  2. YouTube
  3. Samsung
  4. Microsoft
  5. Facebook
  6. Colgate
  7. Nestlé
  8. O Boticário
  9. Mercado Livre
  10. Mastercard
PUBLICIDADE

Mídia e Marketing