IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Operação da PF investiga supostos crimes em antiga diretoria da Petrobras

Operação tem como objetivo aprofundar investigações acerca de práticas criminosas cometidas na antiga Diretoria de Abastecimento - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Operação tem como objetivo aprofundar investigações acerca de práticas criminosas cometidas na antiga Diretoria de Abastecimento Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Colaboração para o UOL

18/06/2021 08h23Atualizada em 18/06/2021 15h05

A PF (Polícia Federal) deflagrou hoje a Operação Sem Limites VI, que investiga supostas práticas criminosas cometidas na antiga diretoria de abastecimento da Petrobras. A PF não informou o período em que funcionou o esquema.

A ação de hoje é um desdobramento da Operação Sem Limites que investigou a prática de crimes envolvendo a negociação de óleos combustíveis entre a estatal e empresas estrangeiras.

São cumpridos três mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Segundo a PF, também foram expedidas ordens para bloqueio de valores.

Os mandados buscam colher provas sobre corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a PF, foi possível identificar a participação em fatos criminosos de um homem estrangeiro, que representa uma companhia internacional.

Ainda de acordo com a corporação, um dos outros suspeitos é um ex-gerente da Petrobras, que teria recebido recursos de corrupção, depositado em contas em nome de offshore para encobrir o esquema e, depois, distribuídos aos demais envolvidos.

Dois brasileiros também estão sendo investigados por envolvimento com outro ex-empregado da Petrobras. Segundo a PF, ele fornecia informação privilegiada sobre a empresa.

Outro lado

Por meio de nota, a Petrobras informou que colabora com as investigações desde 2014, é coautora de 21 ações de improbidade administrativas que estão em andamento e é assistente de acusação em 76 ações penais relacionadas a crimes investigados pela Operação Lava Jato.

"A Petrobras é vítima dos crimes desvendados pela Operação Lava Jato, sendo reconhecida como tal pelo Ministério Público Federal e pelo Supremo Tribunal Federal", diz a nota. "Cabe salientar que a Petrobras já recebeu mais de R$ 5,7 bilhões, a título de ressarcimento, incluindo valores que foram repatriados da Suíça por autoridades públicas brasileiras".

* Com informações da Agência Brasil