Mais da metade dos consumidores não sabe própria nota de crédito, diz ANBC
Em quase dois anos após o Cadastro Positivo começar a valer no país, apenas quatro em cada dez consumidores (44%) conhecem a própria nota de crédito (também chamada de score). Na outra ponta, 56% que desconhecem a nota.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado hoje pela ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), entidade que reúne empresas como Serasa Experian, SPC Brasil e outras.
O cadastro positivo é um sistema que considera o pagamento de contas em dia e dá nota ao consumidor, dizendo se é um bom pagador ou não. É o contrário do cadastro negativo, mais conhecido. Com esses dados, segundo o governo, empresas e bancos podem oferecer crédito com juros mais baixos porque terão menos risco de inadimplência.
Por faixa etária, os mais jovens, com idades entre 24 e 35 anos, são os que mais conhecem sua nota de crédito (52%). E os homens (48%) conhecem sua nota de crédito mais do que as mulheres (40%).
Desses entrevistados que conhecem a própria nota de crédito, 84% consideram que ela é importante para sua vida financeira. Esse índice chega a 88% entre as mulheres e cai para 82% entre os homens.
O levantamento revelou ainda que 62% dos entrevistados já sabem o que é nota de crédito (score), enquanto 38% declaram ainda desconhecer do que se trata.
Metodologia
A pesquisa da ANBC foi realizada por meio de questionário online entre os dias 1º e 12 de abril. A amostra foi de 1.015 respondentes e, para a leitura dos dados gerais, é preciso considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, informou a entidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.