Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Mais da metade dos consumidores não sabe própria nota de crédito, diz ANBC

Cadastro positivo dá nota (score) para consumidor, que diz se ele é ou não bom pagador - iStock
Cadastro positivo dá nota (score) para consumidor, que diz se ele é ou não bom pagador Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 14h44Atualizada em 28/06/2021 15h02

Em quase dois anos após o Cadastro Positivo começar a valer no país, apenas quatro em cada dez consumidores (44%) conhecem a própria nota de crédito (também chamada de score). Na outra ponta, 56% que desconhecem a nota.

Os dados fazem parte de um levantamento divulgado hoje pela ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), entidade que reúne empresas como Serasa Experian, SPC Brasil e outras.

O cadastro positivo é um sistema que considera o pagamento de contas em dia e dá nota ao consumidor, dizendo se é um bom pagador ou não. É o contrário do cadastro negativo, mais conhecido. Com esses dados, segundo o governo, empresas e bancos podem oferecer crédito com juros mais baixos porque terão menos risco de inadimplência.

Por faixa etária, os mais jovens, com idades entre 24 e 35 anos, são os que mais conhecem sua nota de crédito (52%). E os homens (48%) conhecem sua nota de crédito mais do que as mulheres (40%).

Desses entrevistados que conhecem a própria nota de crédito, 84% consideram que ela é importante para sua vida financeira. Esse índice chega a 88% entre as mulheres e cai para 82% entre os homens.

O levantamento revelou ainda que 62% dos entrevistados já sabem o que é nota de crédito (score), enquanto 38% declaram ainda desconhecer do que se trata.

Metodologia

A pesquisa da ANBC foi realizada por meio de questionário online entre os dias 1º e 12 de abril. A amostra foi de 1.015 respondentes e, para a leitura dos dados gerais, é preciso considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, informou a entidade.