IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nestlé será investigada por propaganda enganosa em produtos da linha Nesfit

Nestlé será investigada por propaganda enganosa em linha de produtos saudáveis - Divulgação
Nestlé será investigada por propaganda enganosa em linha de produtos saudáveis Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 14h18Atualizada em 28/06/2021 16h30

A empresa Nestlé será investigada por propaganda enganosa nos produtos da linha Nesfit, que destacam o ingrediente mel em seus rótulos, mas nenhum deles contém mel na listagem de ingredientes. A denúncia foi apresentada ao Procon-SP pelo Idec (Instituto Barsileiro de Defesa do Consumidor) na última quinta-feira (24).

Entre os produtos que apresentam irregularidade segundo o Idec está o Biscoito Nesfit Aveia e Mel; o Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; o Biscoito Nesfit Leite e Mel e o Cereal Matinal Nesfit Mel com Amêndoas sem adição de açúcares.

Em informações divulgadas pelo instituto, Mariana Gondo, advogada do Idec, declarou que a empresa viola de forma direta os direitos dos consumidores e o que preconiza o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

"Toda a construção da promoção comercial dos produtos leva a crer que o mel seja um dos ingredientes principais ou, no mínimo, que esteja presente em sua composição. O conjunto de informações das embalagens é inadequado para informar o consumidor a respeito das características e riscos do produto e, consequentemente, pode levá-lo a engano sobre o que está consumindo", afirma Gondo.

Também foram identificados aditivos alimentares do tipo aromatizantes nos produtos e uma alta concentração de açúcares presentes na composição. Os aromatizantes são utilizados com o objetivo de tornar os produtos mais atrativos e hiperpalatáveis.

A nutricionista do Idec, Laís Amaral, disse que quatro produtos analisados da linha Nesfit são ultraprocessados e contêm ingredientes que são prejudiciais à saúde.

Resposta da Nestlé

Em nota enviada ao UOL, a Nestlé informou que cumpre todas as legislações e normas brasileiras em relação aos seus produtos e embalagens.

Segundo a fabricante, o mel faz alusão aos produtos como referência de sabor. Outro argumento utilizado pela Nestlé é que nas embalagens contêm a informação "imagens ilustrativas".

A marca também alega que reformulou seus cereais matinais e lançou um portfólio sem açúcares adicionados. O mesmo dizem ter feito para a linha de biscoitos Nesfit.

Confira a nota na íntegra

A Nestlé informa que cumpre todas as legislações e normas brasileiras em relação aos seus produtos e embalagens.

Em relação aos produtos mencionados, o mel faz alusão aos produtos como referência de sabor e as embalagens contêm a informação "imagens ilustrativas". A empresa ainda reforça que a marca Nesfit atende aos critérios do acordo nacional de redução de açúcares em alimentos industrializados, do Ministério da Saúde. Além disso, a marca reformulou seus cereais matinais e lançou um portfólio sem açúcares adicionados e para sua linha de biscoitos, Nesfit tem reformulado seu portfólio para conter 100% de cereais integrais.

A Nestlé reforça ainda que reavalia rotineiramente seu portfólio de acordo com os padrões de nutrição, saúde e bem-estar, nas diferentes fases da vida das pessoas, para garantir que os produtos as ajudem a atender às suas necessidades nutricionais e uma dieta balanceada. Com isso, todos os anos, centenas de produtos são renovados e reformulados, enquanto outros são lançados de acordo com as tendências de consumo e saudabilidade que a Nestlé vem percorrendo.