IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mastercard decide retirar as tarjas magnéticas dos cartões

Em 2033, nenhum cartão de crédito e débito Mastercard terá tarja magnética - Jonathan Bainbridge/Reuters
Em 2033, nenhum cartão de crédito e débito Mastercard terá tarja magnética Imagem: Jonathan Bainbridge/Reuters

Colaboração para o UOL

17/08/2021 14h16

A Mastercard decidiu eliminar as tarjas magnéticas dos cartões, se tornando a primeira rede de pagamentos a fazer isso. Desta forma, tanto os cartões de crédito quanto os de débito recém-emitidos não precisarão ter a tarja a partir de 2024 na maioria dos mercados. Em 2033, nenhum cartão da empresa terá tarja.

Segundo comunicado oficial da Mastercard, a tarja magnética começará a desaparecer em 2024 em regiões como a Europa, onde os cartões com chip já são amplamente utilizados. Já nos bancos americanos será a partir de 2027.

"O afastamento da tarja magnética aponta para a mudança de hábitos dos consumidores para pagamentos e para o desenvolvimento de novas tecnologias. Os cartões com chip de hoje são alimentados por microprocessadores que são muito mais capazes e seguros, e muitos também são integrados com pequenas antenas que permitem transações sem contato. Os cartões biométricos, que combinam impressões digitais com chips para verificar a identidade do titular do cartão, oferecem outra camada de segurança", escreveu a empresa em comunicado.

"O verdadeiro progresso também significa retirar tecnologias que não atendem mais às nossas necessidades", afirma Howard Hammond, vice-presidente executivo e chefe de banco de consumo do Fifth Third Bank. "A forma como compramos, pagamos e interagimos está mudando e estamos atendendo a essas necessidades em evolução com experiências mais inteligentes e seguras", completa.

Segundo reportagem da BBC, o Reino Unido mudou para o chip-and-pin para todos os pagamentos com cartão em 2006. Um porta-voz disse à BBC que o nível de aceitação global do chip-and-pin é alto, mostrando, portanto, que é o momento certo para começar a eliminar a tarja magnética.