PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Mídia e Marketing

Advogado Augusto de Arruda Botelho é novo colunista do UOL

Augusto de Arruda Botelho - Reprodução/Instagram
Augusto de Arruda Botelho Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

22/09/2021 12h12

O advogado Augusto de Arruda Botelho estreia coluna no UOL. Especialista em Direito Penal e conselheiro de organizações de defesa dos Direitos Humanos, ele também fará participações em edições do UOL News, no Canal UOL.

Em sua coluna, Botelho vai abordar temas ligados à justiça, ao direito e ao sistema de Justiça brasileiro. Também discutirá como isso se relaciona diariamente com a política.

"Pretendo escrever para um público que não necessariamente tenha formação jurídica", disse. "Em um momento tão polarizado como o que o Brasil atravessa, é importante —para não dizer essencial— saber separar o posicionamento ideológico de uma análise técnica sobre um caso concreto, uma decisão judicial concreta, por exemplo."

Botelho tem pós-graduação em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, da Espanha. Além disso, é mestrando em Direito Penal Econômico pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Iniciou sua carreira como estagiário no escritório de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi um dos fundadores do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), o qual já presidiu e foi diretor.

Hoje, Botelho é conselheiro na Human Rights Watch, organização que defende e pesquisa Direitos Humanos, e do Projeto Inocência, que enfrenta as condenações de inocentes. Ainda integra o Projeto Rede Liberdade, criado em 2019, para defender pessoas e organizações alvos de violações de direitos fundamentais.

Além da coluna de Botelho, estreia no UOL a coluna Diálogos Públicos, iniciativa coletiva de pesquisadores e professores de Políticas Públicas da UFABC (Universidade Federal do ABC), e a coluna do engenheiro e pesquisador José Luiz Portella.

A coluna Diálogos Públicos busca ampliar o debate sobre as políticas públicas no Brasil. A ideia é divulgar resultados de trabalhos científicos sobre o tema, discutir atualidades e acontecimentos políticos. Tudo isso sempre prezando pela diversidade, defesa da democracia e suas instituições, transparência e cidadania ativa.

Já Portella é doutor em História Econômica pela USP (Universidade São Paulo). Foi secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo, e secretário-executivo dos ministérios do Esporte e dos Transportes na gestão Fernando Henrique Cardoso.

Ele escreverá sobre temas nos quais é especialista: gerenciamento de projetos, orçamento público, transportes e tráfego.

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing