IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-procurador da Lava Jato fala sobre PEC 5/2021

26/10/2021 18h38

Ex-procurador da Operação Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima tem feito críticas à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 5/21, que pode alterar a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e dar maior influência ao Congresso Nacional. O advogado e consultor de compliance já chamou o projeto de "tentativa legislativa de controle político".

Ele falará sobre a proposta de PEC ao UOL Entrevista desta quarta-feira, com apresentação de Fabíola Cidral e a participação dos colunistas do UOL Carolina Brígido e Tales Faria. A transmissão será ao vivo, às 10 da manhã, no Canal UOL, na home, no Youtube, no Facebook e no Twitter.

Apelidada de "PEC da vingança" por promotores, a Proposta de Emenda à Constituição foi derrotada em votação da Câmara na última semana, mas pode ser retomada ainda em outubro. Entidades do Ministério Público argumentam que, caso a PEC seja aprovada, o órgão teria Corregedoria nomeada por agentes externos.

Carlos Fernando dos Santos fez sua carreira no Ministério Público Federal entre 1995 e 2018, participando Força-Tarefa das operações Lava Jato, Força-Tarefa Banestado e também foi coordenador Criminal da Procuradoria da República do Paraná. Atualmente é advogado na área de compliance, investigações internas, monitoria, gestão de crises e acordos de leniência e colaboração premiada.