IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UOL estreia série sobre a seleção brasileira na Copa de 1990

Do UOL, em São Paulo

30/11/2021 04h00

A participação brasileira na Copa de 1990, na Itália, foi a pior desde quando a seleção caiu no torneio de 1966 ainda na primeira fase. A equipe ficou marcada como o time dos três zagueiros de Lazaroni, da "Era Dunga" e da eliminação para uma Argentina com "Maradona com uma perna só". Mas o que aconteceu?

Este é o ponto de partida da série documental "Copa 90: Lazaroni, Maradona e uma seleção (talvez) injustiçada", que estreia nesta terça (30), no Canal UOL. A série é produzida por UOL Esporte e MOV.doc, selo de documentários de MOV, a produtora de vídeos do UOL, e também estará disponível no YouTube.

Em seis episódios, "Copa 90" reconstrói a trajetória da Seleção a partir de depoimentos do técnico Sebastião Lazaroni e de jogadores da época, como Romário, Silas, Ricardo Rocha e Mauro Galvão, que defende que a seleção foi eliminada antes da hora:

"Quando me perguntam qual foi a maior derrota que eu já tive eu digo que foi essa. Não por perder pra Argentina, mas por sair antes de uma Copa do Mundo em que a gente tinha condições de ir pra frente".

A série conta também com a análise dos jornalistas esportivos Juca Kfouri, Roberto Thomé, Luciano Borges e Luis Prósperi, que conta a reação do público à proposta defensiva de Lazaroni para a seleção:

"Todo mundo esperava um futebol alegre, mais voltado pro ataque. As críticas foram absurdas. Em comparação com 1982, que foi um grito de liberdade, 1990 foi um retrocesso imenso. Do jeito de jogar, pensar, administrar um time".

Os episódios de "Copa 90" vão das eliminatórias para o mundial até a eliminação do Brasil nas oitavas de final. E passa por momentos históricos, como a formação da dupla Bebeto e Romário, a rebelião dos jogadores contra o contrato com a Pepsi e o primeiro escândalo de Ricardo Teixeira na CBF.

Na época, o atacante Romário foi alvo de polêmicas por ter sido convocado enquanto ainda se recuperava de uma cirurgia. E destaca que as preocupações que o time teve fora de campo foram determinantes para a eliminação:

"Se a gente tivesse tido uma concentração maior, não tivesse passado por tantos problemas, a gente teria ganhado o jogo. É claro que se ganha fazendo gol, mas o time não estava focado. Não tinha como."

O que: Série "Copa 90: Lazaroni, Maradona e uma seleção (talvez) injustiçada"
Episódios: "Futebol moderno", "Copa América e Eliminatórias", "Pepsi Collor", "Rio x São Paulo", "Era Dunga" e "Que venha Maradona!"
Onde: Canal UOL e YouTube de MOV.doc e UOL Esporte
Quando: Estreia 30/11, às 20h

Ficha técnica:

Direção: Douglas Lambert
Reportagem: Douglas Lambert, Eduardo Tironi, Igor Siqueira
Roteiro: Douglas Lambert, Ligia Carriel
Fotografia: Douglas Lambert, Bruno Monteiro
Produção: Caroline Monteiro, Natália Mota, Vanderlei Lima
Montagem e finalização: Douglas Lambert
Direção de arte: Daniel Neri
Design: Cristina Corat, Daniel Neri
Animação: Cristina Corat, Daniel Neri, Guilherme Assis, Santhiago Lopes
Ilustrações: Daniel Neri
Pesquisa: Eduardo Tironi, Tiago Trigo, Rodolfo Rodrigues
Coordenação: Ligia Carriel, Bruno Doro, Peu Araújo

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto, o Brasil foi eliminado pela Argentina na Copa de 90 nas oitavas de final, não nas quartas de final. O erro foi corrigido.