IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trader que prometeu dobrar investimentos é acusado de golpe em 183 pessoas

De acordo com postagens de Rodrigo Lyra nas redes sociais, o investidor está no exterior - Reprodução
De acordo com postagens de Rodrigo Lyra nas redes sociais, o investidor está no exterior Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio

15/01/2022 14h49

Um grupo de 183 investidores acusa Rodrigo Lyra, 25, de aplicar um golpe, após descumprir promessa de dobrar o valor recebido por essas pessoas, por meio de operações na Bolsa de Valores. As informações foram divulgadas pelo site Metrópoles. Ao UOL, a Polícia Civil de Minas Gerais confirmam ter registrado uma ocorrência relacionada a Lyra, feita por um morador de Varginha.

Os investidores afirmam que as quantias aplicadas variam entre R$ 500 e R$ 35 mil. Como não receberam os valores esperados nem ressarcimento pelas transferências, eles registraram boletins de ocorrência e o caso se tornou objeto de investigações no Amazonas e no Rio, além de Minas.

O UOL procurou as polícias do Amazonas e do Rio e aguarda retorno. Também tentou contato com Lyra por meio de redes sociais, sem resposta.

Sem comprovante

Um dos investidores relata que, após o investimento, Lyra o procurou para dizer que havia perdido o dinheiro e não forneceu nenhum comprovante das operações na Bolsa. Outra pessoa conta que recebeu uma mensagem de Lyra dizendo que mudanças no mercado o impediram de cumprir a promessa.

Num vídeo publicado em sua página no Facebook no último dia 12, Lyra se posicionou sobre o caso. Ele confirma os fatos relatados, mas nega que tenha ficado com o dinheiro dos investidores.

Lyra classifica o trato feito como uma "aposta" e diz que não cobrou nada pelas operações realizadas. Além disso, afirma que não pode realizar todas as operações que esperava por estar fora do Brasil, o que, segundo ele, o impedia de acessar as plataformas que usa para investimentos.

Ele garante ainda que tem fotos de todas as operações que conseguiu realizar e prometeu que começaria a solucionar problemas de todos os afetados, por ordem cronológica, a partir da última quinta-feira (13).

Nas redes, passeio pela Europa

Nas redes sociais, Lyra se anuncia como fundador e diretor-executivo de uma plataforma de investimentos. Com mais de 100 mil seguidores, ele publica fotos com textos motivacionais e registros de suas viagens ao exterior.

Desde o fim de 2021, há várias publicações nas quais ele informa estar em Paris. Numa das imagens, que teria sido feita na Alemanha, ele comemora a compra do quarto carro da marca Porsche, aos 25 anos de idade.