IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anvisa aumenta lista de chocolates da Kinder proibidos no Brasil

Chocolates da Kinder impotados da Bélgica proibidos no Brasil  - Reprodução/Anvisa
Chocolates da Kinder impotados da Bélgica proibidos no Brasil Imagem: Reprodução/Anvisa

Do UOL, em São Paulo

28/04/2022 14h10

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução, ontem, que amplia a lista de chocolates da Kinder proibidos no Brasil, após suspeitas de contaminação por salmonela na Europa.

Conforme o documento, ficam proibidos todos os produtos de nome Schoko-Bons fabricados na Bélgica e importados ao país.

A última medida divulgada no dia 20 de abril, determinava apenas o recolhimento de um lote dos chocolates brancos, mas a agência ampliou a restrição "uma vez que a empresa Ferrero do Brasil [fabricante dos chocolates Kinder] informou ter identificado a comercialização de lotes desses produtos, importados por terceiros para o nosso país".

Segundo a Anvisa, esse chocolate é fabricado nos sabores cacau e branco e está disponível em embalagens de 46g, 125g, 200g e 300g.

A agência ressaltou que a Ferrero iniciou o recolhimento voluntário do produto. Em nota (veja a íntegra abaixo), a Ferrero Brasil informou que não importa nem comercializa este produto no país, mas tomou conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não têm relações comerciais, o importaram de forma independente.

"Todos os demais produtos Kinder comercializados e ou distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento", diz a empresa.

A Anvisa explica que o recolhimento voluntário "é uma medida preventiva, adotada pela empresa interessada e demais empresas da cadeia produtiva de alimentos, que visa a imediata e eficiente retirada de lotes de produtos do mercado de consumo".

"Quando o alimento representa risco ou agravo à saúde do consumidor, o recolhimento é obrigatório, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 24/2015. Nesses casos, a empresa tem obrigação de comunicar o fato à Anvisa em 48 horas, a partir da ciência da necessidade de recolhimento, para que sejam adotadas as medidas sanitárias necessárias e o recolhimento seja acompanhado pela Agência."

A Anvisa pede para que os consumidores verifiquem no verso do produto se ele foi fabricado na Bélgica. Caso tenha produtos procedentes do país, a orientação é para que não sejam consumidos e que as pessoas entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa Ferrero (telefone 0800 701 6595 e e-mail sacbrasil@ferrero.com) para que ela possa providenciar o recolhimento.

Veja abaixo a nota na íntegra enviada pela Ferrero Brasil:

A Ferrero do Brasil informa que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto KINDER SCHOKO-BONS, fabricados na Bélgica. Apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no País, tomamos conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não mantemos relações comerciais, o importaram de forma independente que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por Salmonella.

As Resoluções nº 1.233, nº 1.292, nº 1.320 e nº 1.344, todas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas dão ciência da proibição de comercialização, importação e distribuição por parte de importadoras independentes ou qualquer outro agente econômico dos produtos que são objeto de recall no exterior, todos fabricados na Bélgica.

A Resolução nº 1.321, em particular, formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos KINDER SCHOKO-BONS belgas, uma vez ter sido identificada a sua introdução no mercado brasileiro. Pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos, a Ferrero do Brasil também voluntariou o seu recolhimento.

A empresa orienta que caso você tenha adquirido este produto, não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail sacbrasil@ferrero.com para troca ou reembolso.

Todos os demais produtos Kinder comercializados e/ou distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento.