IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ipespe: 63% apontam economia brasileira no caminho errado

Maioria dos entrevistados pela pesquisa Ipespe acredita que a economia no Brasil está no caminho errado - Getty Images
Maioria dos entrevistados pela pesquisa Ipespe acredita que a economia no Brasil está no caminho errado Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/05/2022 13h23

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada hoje aponta que 63% dos entrevistados acreditam que a economia no Brasil está no caminho errado, contra 32% que veem no caminho certo e 5% que não souberam ou não responderam.

No mês passado estes índices eram de 62%, 31% e 7%, respectivamente. Portanto, os números apenas oscilaram dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Conforme mostrou o UOL, neste último ano do atual mandato de Jair Bolsonaro (PL), ministros da ala política e a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, têm trabalhado para lançar uma série de medidas na área econômica. As iniciativas vão da renegociação de dívidas estudantis às promessas de reajuste de funcionários públicos, passando pelo lançamento, ainda em 2021, do Auxílio Brasil (ex-Bolsa Família). O presidente disputará a reeleição e aparece em segundo lugar, com 31% das intenções de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 44%, segundo a pesquisa Ipespe.

Boletim Focus divulgado no fim de abril mostrou que o mercado estimou alta de 0,65% para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2022, uma forte desaceleração em relação ao crescimento de 4,6% registrado em 2021. Já o Ministério da Economia indica um crescimento de 1,5% no ano, número divulgado em março.

O PIB representa o desempenho da economia de um país durante determinado período. Medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ele é divulgado a cada três meses. Nos últimos anos, em função de sucessivas crises, o PIB brasileiro vem apresentando altos e baixos. A crise econômica iniciada no fim do governo de Dilma Rousseff (PT) e, posteriormente, os efeitos da pandemia influenciaram os resultados mais recentes.

Pergunta da pesquisa: Pelo que tem visto ou ouvido falar, o(a) Sr(a) acha que a economia no Brasil, no momento, está no caminho certo ou no caminho errado?

  • Caminho errado: 63%
  • Caminho certo: 32%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

Para o levantamento, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022.

Inflação

Questionados sobre sua percepção da inflação e o preço dos produtos nos últimos meses, 73% dos entrevistados disseram que aumentaram muito (eram 70% no mês anterior, ou seja, o número oscilou para cima, dentro da margem de erro). Apenas 1% dos entrevistados apontaram que a inflação e os preços diminuíram.

Na economia, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou 2021 em 10,06%, maior valor desde 2015. O índice oficial da inflação no Brasil teve alta de 1,62% em março, a maior variação para o mês em 28 anos, desde 1994, antes da implementação do Plano Real.

Pergunta da pesquisa: Pelo o que tem visto no dia a dia e ouvido falar, o(a) sr(a) acha que nos últimos meses a inflação e o preço dos produtos:

  • Aumentaram muito: 73%
  • Aumentaram: 22%
  • Ficaram iguais: 2%
  • Diminuíram: 1%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

Sobre a expectativa do índice e dos preços nos próximos meses, 42% dos entrevistados disseram acreditar que vão aumentar e 12% creem que irão diminuir.

Pergunta da pesquisa: nos próximos meses, o(a) sr(a) acha que a inflação e o preço dos produtos:

  • Vão aumentar muito: 20%
  • Vão aumentar: 42%
  • Ficarão iguais: 21%
  • Vão diminuir: 12%
  • Vão diminuir muito: 1%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Desemprego

Ainda na esfera econômica, o levantamento questionou os entrevistados sobre a chance de eles e seus familiares se manterem empregados nos próximos seis meses. A maioria (65%) respondeu que a chance é muito grande ou grande. Esse índice oscilou um ponto percentual para baixo em relação ao mês anterior, quando 66% haviam dado esta resposta.

Em relação aos que veem a chance de manterem seus empregos como pequena ou muito pequena nesse período, houve um aumento de cinco pontos percentuais. Em abril, 24% haviam dado essa resposta. Agora, são 29%.

A taxa de desemprego no Brasil foi de 11,1% no primeiro trimestre, atingindo 11,9 milhões de brasileiros. Apesar de essa ser a menor taxa para primeiros trimestres em seis anos, desde 2016, a renda média do trabalhador caiu 8,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Pergunta: O(a) Sr(a) acha que a chance do(a) Sr(a) e das pessoas da sua família que trabalham, de se manterem empregados nos próximos seis meses é:

  • Muito grande/grande: 65%
  • Pequena/muito pequena: 29%
  • Respondeu que ninguém na família está trabalhando: 2%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

Sobre o instituto

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.