Saiba qual será o 20º país europeu a adotar o euro
O Conselho Europeu aprovou hoje o ingresso da Croácia na zona do euro e o país será o 20º membro da união monetária. A transição da moeda tradicional, a kuna, para o euro acontecerá em 1º de janeiro de 2023.
A Croácia é um dos países que compõe a União Europeia, mas, para se tornar membro da zona do euro, o país deve substituir a moeda tradicional pela moeda única. Na cotação de hoje, um euro está valendo 7,51 kunas.
Em 1º de janeiro de 2002, doze países da União Europeia deixaram para trás suas moedas tradicionais para adotar as notas e moedas do euro. Desde então, outros sete países se juntaram: a Eslovênia em 2007, Chipre e Malta em 2008, Eslováquia em 2009, Estônia em 2011, Letônia em 2014 e a Lituânia em 2015.
Com a adesão da Croácia, apenas sete países da União Europeia não fazem parte da zona do euro. Apesar do movimento, o euro passa por um momento de extrema dificuldade —hoje, a moeda caiu para o mesmo valor do dólar pela primeira vez da história. A paridade é um símbolo das incertezas que cercam a economia do bloco.
Para conseguir a aprovação do Conselho Europeu, a Croácia superou com sucesso as condições rígidas, como manter a inflação no mesmo patamar que seus pares da União Europeia e garantir o gasto público sob controle.
A Croácia expressou a vontade de adotar a moeda única ao aderir à União Europeia em 2013, mas manteve a kuna até finalizar as reformas financeiras necessárias.
Veja quais países também fizeram a transição:
- Áustria
- Bélgica
- Chipre
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Portugal
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
*Com informações de AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.