IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anvisa recolhe lotes de sorvetes da Häagen-Dazs por substância cancerígena

Não foram impostas restrições de comercialização e uso dos outros sabores de sorvetes Häagen-Dazs - Divulgação
Não foram impostas restrições de comercialização e uso dos outros sabores de sorvetes Häagen-Dazs Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

13/07/2022 21h21Atualizada em 14/07/2022 14h18

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que a empresa General Mills Brasil Alimentos recolha todos os lotes de sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs após identificação de substância cancerígena.

De acordo com o comunicado do órgão, são produtos com validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023, vendidos na embalagem de 415g (473ml) e distribuídos a estabelecimentos revendedores na apresentação do tipo bulk de 7,7kg (9,46l).

Esses lotes específicos de sorvete, importados da França, estão sendo recolhidos em nível global, devido à presença da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir sabor baunilha.

Não foram impostas restrições de comercialização e uso dos outros sabores de sorvetes Häagen-Dazs.

Por meio de nota, a empresa disse que os níveis encontrados da substância são baixos, mas que já tomou as devidas providências para substituição dos ingredientes afetados. "A marca reitera que não utiliza óxido de etileno em nenhum processo de fabricação de seus produtos e que segue as normas regulatórias e de segurança, seguindo a legislação de cada mercado onde atua."

Entenda a substância no Häagen-Dazs

O ETO é classificado como substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer), mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas) e genotóxicas, ou seja, que podem causar alterações no material genético.

Segundo a Anvisa, pelas informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade - alterações no material genético - do 2-CE, substância decorrente da degradação do ETO e que foi detectada nesses lotes específicos de sorvete.

Não existem limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos, de acordo com o órgão. Também não existiriam limites toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil sobre limites de contaminantes em alimentos.

A Anvisa orienta quem tenha adquirido sorvetes sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas a não consumir o produto, guardar a embalagem e entrar em contato com a empresa General Mills.