PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Mídia e Marketing

Jornalista Carolina Brígido reestreia como colunista do UOL

Carolina Brígido estreia coluna no UOL sobre Judiciário - Diego Bresani/UOL
Carolina Brígido estreia coluna no UOL sobre Judiciário Imagem: Diego Bresani/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/07/2022 14h33Atualizada em 18/07/2022 14h34

A jornalista Carolina Brígido reestreia hoje como colunista do UOL. Com mais de 20 anos de cobertura do Judiciário, ela trará em sua coluna fatos e bastidores do STF (Supremo Tribunal Federal) em meio ao processo eleitoral que ocorre este ano.

"Vou analisar as relações entre Judiciário e política em meio a esse processo eleitoral conturbado", diz a jornalista. "Nesses anos todos de cobertura, nunca vi o Judiciário sendo o ator principal em um ano de eleição, antes mesmo de as campanhas começarem já está sendo protagonista. Essa antecedência é uma novidade", afirma.

No texto de reestreia de sua coluna, ela traz os bastidores da corte sobre a ação que deve contestar a legalidade da PEC dos auxílios.

Formada em jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília), Carolina Brígido começou a carreira cobrindo política para o Jornal de Brasília, e passou por Estadão, IG e revista Época. Depois, foi para o jornal O Globo, onde cobriu o Judiciário por quase 20 anos, antes integrar pela primeira vez a equipe de colunistas do UOL, em fevereiro de 2021. A jornalista também trabalhou na CNN Brasil como analista política. "Estou muito animada e feliz por retornar ao UOL."

No Supremo, Carolina acompanhou todos os principais julgamentos do tribunal das últimas duas décadas. Entre eles, a proibição do nepotismo nos três Poderes, em 2006; o reconhecimento da união homoafetiva, em 2011; a legitimidade das cotas raciais para negros, em 2012; as decisões sobre prisão após condenação em segunda instância, em 2016 e 2019.

Também cobriu o julgamento do mensalão, em 2012, e a chegada dos inquéritos da Operação Lava Jato, em 2015.

Mídia e Marketing