IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Censo 2022: IBGE abre concurso com 15.075 vagas de recenseador

Censo 2022: Recenseador conversa com moradora na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Censo 2022: Recenseador conversa com moradora na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 09h19

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu um novo edital, o de número 14, com 15.075 vagas de recenseador para o Censo 2022. As inscrições começam hoje e vão até o dia 1º de agosto, e deverão ser feitas presencialmente em um dos postos listados pelo órgão no edital completo publicado no site do IBGE.

O contrato de trabalho tem duração de três meses, podendo ser prorrogado com base na necessidade das atividades previstas para o Censo.

O IBGE demanda que os interessados tenham "capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta", bem como capacidades motoras de fazerem a pesquisa em locais de difícil acesso, como morros ou áreas rurais, além de habilidade para manusear o aparelho que colhe as respostas do Censo.

Além disso, foram reservadas 1.022 vagas aos candidatos com deficiência e 3.157 vagas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos — posições que não foram preenchidas no edital nº 10, feito em 2021.

Remuneração

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário e outras condições de trabalho conforme taxas fixadas e de conhecimento prévio do recenseador. A carga horária "recomendável" é de no mínimo 25 horas semanais, diz o Instituto, além da participação obrigatória no treinamento para o cargo.

Inscrições

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 1º de agosto de 2022, próxima segunda-feira, e não será cobrada taxa.

Para se inscrever, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE, relacionados no Anexo I da versão completa do edital, e entregar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital na íntegra.

O IBGE informa que, ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação porque esse critério não é cumulativo.

Para se candidatar, é necessário:

  • ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e ter pleno gozo dos direitos políticos;
  • ter aptidão física e mental para o cargo;
  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa.

Candidatos com deficiência deverão marcar essa opção no formulário e apresentar laudo médico expedido há, no máximo, 12 meses.

Resultado

A seleção dos candidatos será feita através de análise curricular dos inscritos, e o resultado final será divulgado no dia 10 de agosto de 2022. Mais detalhes das etapas do edital de número 14 estão na versão completa do documento.