IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Adeus à Pan? De cigarrinho a lápis, lembra desses produtos inesquecíveis?

Chocolates Pan marcaram época; você lembra desses? - Reprodução
Chocolates Pan marcaram época; você lembra desses? Imagem: Reprodução

Matheus Brum

Colaboração para o UOL

15/08/2022 15h26

O Ministério Público de São Paulo pediu que a Justiça decrete a falência da Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), que é considerada uma das fabricantes de chocolates mais famosas do Brasil. A empresa foi criada em 1935, em São Caetano do Sul.

Durante mais de 80 anos, criou produtos que entraram no gosto popular. No entanto, com a pandemia de covid-19, passou a não conseguir arcar com dívidas que chegaram a R$ 209 milhões.

Evolução do logo da marca Pan - Divulgação - Divulgação
Evolução do logo da marca Pan
Imagem: Divulgação

Grande parte da dívida, cerca de R$ 186,5 milhões, é tributária e devida ao governo do Estado de São Paulo. Na visão da promotoria paulista, a Pan não tem condições de manter as atividades em dia. Por isso, enviou o pedido de falência para que a Justiça analise e decida sobre a questão.

Enquanto essa batalha judicial se arrasta por mais alguns capítulos, o UOL relembra os chocolates fabricados pela empresa que caíram no gosto popular.

Cigarrinhos de chocolate

Cigarrinhos de chocolate - Divulgação - Divulgação
Cigarrinhos de chocolate
Imagem: Divulgação

Lançados em 1941, os cigarrinhos de chocolate ao leite foram um sucesso na população. Na época, o hábito de fumar era considerado "chique" pela sociedade. Portanto, a ideia era que o cigarrinho de chocolate simulasse a forma de consumir o tabaco.

A embalagem era feita no formato de um maço de cigarro. Em 1959, ganhou os rostos de dois meninos: um negro e um branco, que seguravam o chocolate como se estivessem fumando.

Na década de 1990, quando o Ministério da Saúde começou a combater o tabagismo, a Pan mudou o nome do produto para rolinhos de chocolate. O produto hoje não é mais vendido pela empresa.

Moedas de chocolate

Moedas de chocolate - Divulgação - Divulgação
Moedas de chocolate
Imagem: Divulgação

Que criança não entrou em uma bomboniere e se deparou com uma caixa cheia de chocolates em formato de moeda e embrulhados em papel dourado, similar a ouro? Pois é, as moedas de chocolate também são uma invenção da Pan, que se popularizou entre as crianças e os adolescentes. Criado na década de 1940, o produto é um dos mais vendidos pela empresa até hoje, segundo o site oficial da Pan.

Chocolápis

Chocolápis - Divulgação - Divulgação
Chocolápis
Imagem: Divulgação

Criado no início dos anos 2000, o chocolápis foi outro produto voltado para o público infantil. Em uma época de popularização dos lápis de cor, o produto vinha em uma embalagem que simulava uma caixinha de lápis e continha chocolates de diversas cores. O produto é vendido até hoje pela empresa.

Balas Paulistinha

Balas Paulistinha - Divulgação - Divulgação
Balas Paulistinha
Imagem: Divulgação

Um dos primeiros produtos lançados pela empresa, ainda na década de 30, as Balas Paulistinha não eram feitas de chocolate. Mas fizeram muito sucesso. O produto foi inspirado na Revolução Constitucionalista de 1932, deflagrada em São Paulo contra o governo federal, de Getúlio Vargas.

As balas azedinhas eram feitas em três cores, vermelha, amarela e verde, e ficaram à venda por cerca de 70 anos.

Chocolate diet

A Pan também foi responsável por colocar no mercado o primeiro chocolate diet ao leite, em uma época que começava a se discutir a questão nutricional e o alto consumo de açúcar entre as pessoas. O produto foi bem aceito no mercado e ganhou versões com recheios de avelã e castanhas de caju.

Trio de caixinhas

pan - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Pan ficou conhecida por produtos voltados ao público infantil, mas também tem um chocolate impróprio para menores de 18 anos. É o choconhaque, chocolate recheado de conhaque que é carro-chefe da empresa nas vendas.

Outro produto que até hora dá "água na boca" em muitas pessoas é o granulado de chocolate. O produto também foi inventado nos primeiros anos da empresa e até hoje está à venda.

Por fim, há a tradicional passas cobertas com chocolate, que são vendidas até hoje.