Adeus à Pan? De cigarrinho a lápis, lembra desses produtos inesquecíveis?
O Ministério Público de São Paulo pediu que a Justiça decrete a falência da Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), que é considerada uma das fabricantes de chocolates mais famosas do Brasil. A empresa foi criada em 1935, em São Caetano do Sul.
Durante mais de 80 anos, criou produtos que entraram no gosto popular. No entanto, com a pandemia de covid-19, passou a não conseguir arcar com dívidas que chegaram a R$ 209 milhões.
Grande parte da dívida, cerca de R$ 186,5 milhões, é tributária e devida ao governo do Estado de São Paulo. Na visão da promotoria paulista, a Pan não tem condições de manter as atividades em dia. Por isso, enviou o pedido de falência para que a Justiça analise e decida sobre a questão.
Enquanto essa batalha judicial se arrasta por mais alguns capítulos, o UOL relembra os chocolates fabricados pela empresa que caíram no gosto popular.
Cigarrinhos de chocolate
Lançados em 1941, os cigarrinhos de chocolate ao leite foram um sucesso na população. Na época, o hábito de fumar era considerado "chique" pela sociedade. Portanto, a ideia era que o cigarrinho de chocolate simulasse a forma de consumir o tabaco.
A embalagem era feita no formato de um maço de cigarro. Em 1959, ganhou os rostos de dois meninos: um negro e um branco, que seguravam o chocolate como se estivessem fumando.
Na década de 1990, quando o Ministério da Saúde começou a combater o tabagismo, a Pan mudou o nome do produto para rolinhos de chocolate. O produto hoje não é mais vendido pela empresa.
Moedas de chocolate
Que criança não entrou em uma bomboniere e se deparou com uma caixa cheia de chocolates em formato de moeda e embrulhados em papel dourado, similar a ouro? Pois é, as moedas de chocolate também são uma invenção da Pan, que se popularizou entre as crianças e os adolescentes. Criado na década de 1940, o produto é um dos mais vendidos pela empresa até hoje, segundo o site oficial da Pan.
Chocolápis
Criado no início dos anos 2000, o chocolápis foi outro produto voltado para o público infantil. Em uma época de popularização dos lápis de cor, o produto vinha em uma embalagem que simulava uma caixinha de lápis e continha chocolates de diversas cores. O produto é vendido até hoje pela empresa.
Balas Paulistinha
Um dos primeiros produtos lançados pela empresa, ainda na década de 30, as Balas Paulistinha não eram feitas de chocolate. Mas fizeram muito sucesso. O produto foi inspirado na Revolução Constitucionalista de 1932, deflagrada em São Paulo contra o governo federal, de Getúlio Vargas.
As balas azedinhas eram feitas em três cores, vermelha, amarela e verde, e ficaram à venda por cerca de 70 anos.
Chocolate diet
A Pan também foi responsável por colocar no mercado o primeiro chocolate diet ao leite, em uma época que começava a se discutir a questão nutricional e o alto consumo de açúcar entre as pessoas. O produto foi bem aceito no mercado e ganhou versões com recheios de avelã e castanhas de caju.
Trio de caixinhas
A Pan ficou conhecida por produtos voltados ao público infantil, mas também tem um chocolate impróprio para menores de 18 anos. É o choconhaque, chocolate recheado de conhaque que é carro-chefe da empresa nas vendas.
Outro produto que até hora dá "água na boca" em muitas pessoas é o granulado de chocolate. O produto também foi inventado nos primeiros anos da empresa e até hoje está à venda.
Por fim, há a tradicional passas cobertas com chocolate, que são vendidas até hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.