Colunista do UOL, Wálter Maierovitch é finalista do Prêmio Jabuti
O jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2022 com o livro "Máfia, poder e antimáfia - Um olhar pessoal sobre uma longa e sangrenta história" (Editora Unesp).
Ao lado de outros nove finalistas, a obra concorre na categoria Ciências Sociais. Na obra, Maierovitch mostra a ligação entre máfia, política e políticos, além de como o crime organizado pode interferir em eleições.
Fruto de décadas de vivência do autor —que se dedicou a estudar e a combater o crime organizado—, o livro oferece um testemunho sobre esse universo, mas também sobre o empenho dos que trabalham e se arriscam contra essas organizações.
Ao desenvolver o tema da antimáfia, o jurista mostra, com casos concretos, como a sociedade civil organizada consegue mudanças culturais. A obra trata também da geopolítica do mercado de drogas ilícitas e de como a economia de um país é afetada por esse negócio. Maierovitch conclui ainda que, no Brasil, já se pode falar da existência de pré-máfias.
Professor de direito processual e penal, Maierovitch foi desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo. Fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, tem entre seus principais focos a criminalidade organizada e seus impactos na sociedade.
Observador da ONU na Conferência de Palermo sobre Crime Transnacional e secretário nacional no governo Fernando Henrique Cardoso, Maierovitch recebeu do presidente da Itália o título de Cavaliere della Repubblica pelo empenho na luta antimáfias.
Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti é referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.