Chiquinho Sorvetes: Dono foi de entregador a presidente de rede milionária
Aos 18 anos, Isaías Bernardes trabalhava como entregador na cidade de Frutal, em Minas Gerais. Seu pai então decidiu abrir uma pequena sorveteria para que o filho tivesse uma vida melhor. Criada em 1980, a unidade se transformou na Chiquinho Sorvetes, uma rede de franquias com 707 unidades pelo país e faturamento de R$ 620 milhões.
Hoje, Isaías é presidente do CHQ, um grupo que além da sorveteria inclui uma agência de publicidade, uma transportadora e até um escritório de arquitetura. São todos negócios criados para atender a rede de lojas de forma mais ágil e personalizada.
Em entrevista na série UOL Líderes, Bernardes conta como foi o início da empresa e as estratégias usadas para se diferenciar no mercado. Uma delas é incentivar o consumo de sorvetes também no inverno. Hoje a venda da Chiquinho nos meses mais frios é semelhante à dos meses mais quentes. "Nosso inverno não é rigoroso, e as pessoas às vezes deixam de tomar sorvete porque não são estimuladas a consumir", diz.
O empresário também fala sobre suas expectativas para o país. Segundo ele, os governantes precisam oferecer às empresas é um bom ambiente de negócios. "O que o Brasil precisa nos proporcionar é ambiente de negócio, é estabilidade e tranquilidade. Não precisamos de favor, nem de redução de impostos", diz.
Você pode ver destaques da entrevista no vídeo acima ou ouvir a íntegra da conversa na versão de podcast, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, entre outras.
Em 25 de outubro, quando a entrevista foi gravada, a rede tinha 680 unidades e expectativa de faturar R$ 540 milhões em 2022. Agora, quando este texto vai ao ar, os números foram atualizados para 707 unidades e expectativa de faturamento de R$ 620 milhões.
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