Memes e lágrimas: como as marcas reagiram à eliminação do Brasil na Copa
Diversas marcas usaram as redes sociais para lamentar a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, depois da derrota de ontem (9) nos pênaltis para a Croácia.
A maioria publicou posts simples, sem muitas brincadeiras. Algumas reforçaram que, pelo menos até 2026, apenas o Brasil é pentacampeão mundial - já que nenhuma seleção que ainda disputa o torneio possui 4 títulos.
Claro, Natura, Magazine Luiza e Casas Bahia focaram apenas nas lágrimas da derrota. O Guaraná Antarctica lembrou que é patrocinador em todos os momentos, mesmo "nos mais chatos" - mesmo caminho utilizado pela Cimed, fabricante de medicamentos.
O Nubank, por sua vez, fez uma brincadeira para lamentar a eliminação: usou a mesma frase ('Brasil, i'm devastated') da cantora Lady Gaga, quando ela cancelou sua apresentação no Rock in Rio em 2017.
Orgulho e lembranças. A Sadia, que usou o jogador Neymar Jr como estrela de seus comerciais durante toda a Copa do Mundo, afirmou que o "orgulho continua gigante porque fazemos parte da maior torcida do mundo".
Confira algumas das publicações:
Já a Netshoes lembrou na manhã de hoje (10), que faltavam apenas 4 minutos para o Brasil sair com a vitória quando a seleção do agora ex-técnico Tite sofreu o gol de empate, que levou a decisão para os pênaltis.
De salas de guerra a espaços de colaboração. A maior parte dessas publicações foi criada dentro de espaços que antigamente eram denominados "war rooms" (ou salas de guerra, em tradução literal) - e, que hoje, se assemelham mais a espaços de colaboração entre diversas empresas.
A agência Talent Marcel, por exemplo, tem reunido entre 15 e 20 profissionais a cada dia de jogo, de várias agências diferentes. A Talent comanda, por exemplo, as publicações da Claro, uma das patrocinadoras regionais do mundial, no Brasil.
"A ideia de war room veio de exclusividade, de confidencialidade, mas isso já está ultrapassado. Hoje é muito mais sobre colaboração, sobre trabalhar com parceiros que conseguem entregar as peças publicitárias com a velocidade e agilidade que precisamos ter", declara Carol Escorel, Diretora Geral de Atendimento e Operações da Talent.
Publicações sem a 'aprovação final' de clientes. Carol ainda conta que não existe mais uma "aprovação final" do cliente para o que é publicado. As equipes possuem conhecimento e autonomia para postarem diferentes conteúdos, ao longo do torneio, mesmo nos momentos mais tristes - como o de ontem.
"O trabalho em tempo real acontece menos em improviso e mais na área do conhecimento. Grande parte das publicações já estão semiprontas, com ideias do que podem acontecer nas partidas", afirma a diretora.
Para a executiva, todas as marcas previam que a produção de conteúdo seria uma das grandes estrelas do Mundial. "A marca atua neste contexto para trazer uma cara de contemporaneidade, de que está ligada no que está acontecendo. A lição que fica é a de dedicação, de levar a marca para outro patamar e tornar a marca mais próxima, do consumidor", diz.
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