Topo

Americanas defendem membros de comitê sobre rombo: 'acusações levianas'

Fachada de uma das unidades das Lojas americanas, no centro do Recife, capital pernambucana Imagem: JOSÉ MARCOS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

26/01/2023 20h14Atualizada em 26/01/2023 21h29

As Americanas rebateram críticas feitas ao Comitê Independente escolhido para apurar as circunstâncias do rombo contábil de R$ 20 bilhões, anunciado pela própria empresa no dia 11 de janeiro.

"As acusações contra membros do Comitê são levianas e improcedentes", escreveram em Comunicado ao Mercado.

  • Fazem parte do comitê o advogado Otávio Yazbek, a contadora Vanessa Claro Lopes e Eduardo Flores, professor de Contabilidade e Atuária na FEA-USP.

Os motivos de críticas e desconfianças surgiram especialmente devido aos nomes de Otávio Yazbek e Vanessa Lopes: o advogado já foi contratado pelas Americanas para avaliar a fusão da empresa com a B2W; já Lopes atua há cerca de 2 anos no Conselho de Auditoria das Americanas, segundo seu perfil no LinkedIn.

Mesmo assim, as Americanas refutaram suspeitas sobre os trabalhos realizados pelo trio e afirmaram que também contam com a assessoria do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi e da empresa EY, "respeitados especialistas em compliance e em contabilidade forense e investigações, respectivamente".

O Comitê Independente reitera que está comprometido com a apuração imparcial dos fatos e que os trabalhos de investigação já se encontram em andamento."
Nota da Americanas

Leia a íntegra do comunicado do Comitê:

"O Comitê Independente esclarece que foi constituído com o objetivo de apurar com absoluta autonomia e isenção os fatos reportados pela Americanas S.A. no dia 11 de janeiro de 2023. Os membros que o compõem atuarão de forma independente e contarão com a assessoria do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi e da empresa EY, respeitados especialistas em compliance e em contabilidade forense e investigações, respectivamente.

As acusações contra membros do Comitê são levianas e improcedentes. Esclarece-se que o coordenador Sr. Otavio Yazbek se limitou a exercer a função de advogado de um comitê independente na fusão da Americanas com a B2W com o objetivo de assegurar uma relação de troca adequada e a proteção dos interesses de acionistas minoritários desta empresa. A Sra. Vanessa Lopes também sempre atuou de forma ética e independente nos órgãos de governança que integrou desde 2020, nada havendo a comprometer sua isenção. Por fim, o terceiro membro do Comitê Independente, o Sr. Eduardo Flores, não apenas dispõe dos atributos técnicos que o qualificam para integrar o referido comitê, como também nunca teve sua independência questionada.

O Comitê Independente reitera que está comprometido com a apuração imparcial dos fatos e que os trabalhos de investigação já se encontram em andamento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Americanas defendem membros de comitê sobre rombo: 'acusações levianas' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia