Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

O que é o Copom e por que o governo não manda nos juros brasileiros?

Sede do Banco Central, em Brasília (DF); órgão define a taxa de juros do país - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Sede do Banco Central, em Brasília (DF); órgão define a taxa de juros do país Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 14h46

No Brasil, quem define a taxa básica de juros (Selic) é o Copom (Comitê de Política Monetária). O órgão faz parte do Banco Central. Em 2021, o Banco Central brasileiro passou a ter autonomia do governo federal.

As decisões do BC, incluindo as do Copom, são independentes. Elas podem contrariar expectativas do presidente da República e do Ministério da Fazenda. Ou seja, o governo pode considerar importante reduzir ou aumentar a taxa básica de juros, mas o BC não precisa aceitar a ideia.

O que é o Copom?

Os integrantes do Copom são o presidente e oito diretores do Banco Central. O comitê se reúne a cada 45 dias.

Eles discutem a situação da economia do país em uma reunião de dois dias. No primeiro dia, participam também chefes de departamento do BC, que fazem apresentações técnicas. No segundo dia, o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep) do BC faz uma apresentação avaliando a trajetória da inflação.

Com base em todas as apresentações dos dois dias, sai a decisão. Eles definem por maioria simples de voto qual será a taxa de juros que vai vigorar pelos próximos 45 dias.

Por que os juros são importantes?

Os juros são uma maneira de colocar ou retirar dinheiro da economia. Quando a taxa é baixa, é mais fácil tomar empréstimos. Isso aquece a economia, com mais pessoas adquirindo bens e serviços, mas a inflação pode aumentar.

Quando os juros estão altos, a economia desacelera. Os empréstimos ficam mais caros e o consumo diminui, forçando queda na inflação, em tese.