Investigação do UOL sobre Paraisópolis é finalista de prêmio internacional
A investigação do UOL sobre os 21 minutos da ação da PM que deixou 9 mortos em Paraisópolis, em dezembro de 2019, é finalista do prêmio Digital Media Américas 2023, concedido pela Associação Mundial de Jornais e de Publishers de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês). A entidade tem sede em Frankfurt (Alemanha).
O UOL concorre na categoria "Melhor Uso de Vídeo", pelo trabalho de reconstituição com base nas comunicações dos policiais militares e entrevistas com sobreviventes e testemunhas, como ocorreu o massacre. Os autores da reportagem são José Dacau e Luís Adorno.
A reportagem em texto também pode ser vista aqui.
A reportagem analisou 6.000 páginas do processo e áudios das comunicações da polícia. A reportagem revelou que a necropsia mostrou que pulmões das vítimas não conseguiam fazer movimentos básicos da respiração. Entre chegada da PM ao baile da DZ7 e o fim da operação, rádio dos policiais ficou em silêncio por 21 minutos.
As contradições encontradas pela reportagem entre os diálogos por rádio e os depoimentos põem em dúvida motivo da presença da polícia no baile.
Também concorrem na mesma categoria a série documental "Panzasverdes", da AM de León, e "Ambulancias irregulares: lucrar con la emergencia", do N+ (ambos do México) e "Eternos: The Challenge of Making a Documentary For Posterity in the Age of Short Videos", do diário argentino La Nación.
Os vencedores em 12 categorias, disputadas por veículos de todo o continente, serão conhecidos nos dias 16 e 17 de maio, durante a conferência anual Digital Media LATAM, que será realizada em 16 e 17 de maio, na cidade mexicana de Mérida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.