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Entrevistas com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais e estrangeiras.


DuPont: Mercado de carros blindados cresce mesmo com menos crimes

Do UOL, em São Paulo

08/05/2023 14h40

A procura por blindagem de carros cresce no Brasil, ainda que a criminalidade diminua. É o que diz Fabio Correa Leite, presidente da DuPont no Brasil, em entrevista ao UOL Líderes.

A DuPont é uma indústria química que fornece materiais para diversos usos. Um dos principais mercados da empresa no Brasil hoje é o da segurança. A DuPont fornece o kevlar, fibra sintética usada em coletes à prova de balas e blindagem de veículos.

O que ele disse

A procura por blindagem de carros não está diretamente relacionada com o aumento da violência. A blindagem de carros no Brasil cresceu 45% de 2020 para 2021. Leite disse que isso tem mais a ver com a percepção das pessoas do que com a violência em si, já que os índices de criminalidade têm caído, tendo como base os dados do estado de São Paulo.

Centro de pesquisas da DuPont testa resistência para armas pesadas. O executivo também falou sobre o centro de pesquisas da DuPont, que fica em Barueri (SP). Lá, a empresa tem uma área de teste balístico para medir a resistência dos materiais a tiros de armamentos pesados. Segundo Leite, a meta é desenvolver produtos para forças de segurança que sejam efetivos na proteção e ao mesmo tempo leves, a fim de não comprometer o desempenho de quem vai usá-los.

Tecnologia pode facilitar acesso ao saneamento básico. Leite também falou sobre a atuação da empresa no setor de saneamento básico e defendeu maior presença do capital privado no setor. Segundo o executivo, é possível ter estações de tratamento menores e mais baratas usando tecnologia.

Governo precisa aproveitar início do mandato para fazer reformas. O presidente da DuPont disse que seria positivo se a reforma tributária fosse votada nos próximos meses e que o governo deveria ter menos tensões e fazer as reformas no início do mandato.

Sistema tributário e câmbio atrapalham investimentos de multinacionais no país. Leite também disse que a complexidade do sistema tributário brasileiro e o câmbio dificultam os investimentos das empresas no Brasil.

Meta da empresa é dobrar de tamanho no Brasil em cinco anos. Segundo ele, um dos mercados com maior potencial é o de saneamento. O país é um dos dez maiores mercados da DuPont no mundo, mas a maior parte dos produtos vendidos aqui ainda vem de fora.

Você pode ver destaques da entrevista no vídeo acima ou ouvir a íntegra da conversa na versão de podcast, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, entre outras.