Após anúncio de redução, gasolina chega a R$ 4,79 na marginal Tietê em SP
É o preço mínimo encontrado pelo UOL na zona oeste da capital.
O que aconteceu?
O valor mínimo encontrado foi de R$ 4,79 em um posto da marginal Tietê. O mesmo posto praticava o preço de R$ 5,09 antes da redução, uma queda de R$ 0,30.
O valor da gasolina acima de R$ 5,00 foi encontrado em apenas um posto: R$ 5,09 na Av. Dr. Abraão Ribeiro.
A reportagem do UOL visitou seis postos de combustíveis na manhã desta quarta (17), primeiro dia de redução de preços anunciada pela Petrobras.
A Petrobrás estima que o preço médio da gasolina no Brasil caia de R$ 5,49 para R$ 5,20, e o diesel S10 de R$ 5,57 para R$ 5,18. O repasse da redução de preços, porém, vai variar de acordo com os revendedores, já que o reajuste e os valores anunciados ontem se referem ao valor do combustível nas distribuidoras.
- Entenda em 4 pontos a nova política de preços da Petrobras.
O Ministério da Justiça vai fiscalizar a redução nos preços dos combustíveis em todo o país. A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) determinou que os Procons estaduais e municipais monitorem os postos de combustíveis para verificar se a redução foi repassada aos consumidores.
A avaliação de analistas ouvidos pelo UOL é de que ainda não é possível saber como funcionará na prática a nova política de preços, mas a expectativa é de que a gasolina realmente fique mais barata: "Tudo leva a crer que vamos ter preços menores em relação à outra política, e com espaçamentos de reajuste maiores", diz Walter Vitto, analista da consultoria Tendências.
Preços anunciados para distribuidoras ontem
Gasolina: de R$ 3,18 para R$ 2,78 por litro (redução de R$ 0,40, queda de 12,6%)
Diesel: de R$ 3,46 para R$ 3,02 por litro (redução de R$ 0,44, queda de 12,8%)
Gás de cozinha (GLP): de R$ 3,22 para R$ 2,53 por quilo (redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kg, queda de 21,3%)
A redução acontece após anúncio de nova política de preços, após a estatal anunciar o fim do chamado PPI (Paridade de Preços Internacional) - uma forma de controlar o preço dos combustíveis no mercado brasileiro.
A empresa diz que agora terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos. Segundo a nota da estatal, a nova estratégia usa duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado; e o valor marginal para a Petrobras.
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