IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entenda em 4 pontos a nova política de preços da Petrobras

Do UOL, em São Paulo

16/05/2023 11h13

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade de preços da gasolina e do diesel com o mercado internacional. Veja os principais pontos.

1. O que foi anunciado?

A Petrobras disse que vai adotar uma nova estratégia para definir os preços do diesel e da gasolina no Brasil. Desde outubro de 2016, a empresa calculava o preço dos combustíveis com base em valores do mercado internacional, o que aumentou a frequência dos repasses de preços aos consumidores.

Esse modelo é chamado de PPI (Paridade de Preços de Importação). Por essa regra, o dólar e a cotação do petróleo influenciam diretamente o preço da gasolina e do diesel vendidos no Brasil.

2. Fim da PPI

A nova estratégia comercial significa o fim da PPI. Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida. Mas, segundo a companhia, o objetivo é evitar o repasse das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços internos.

Empresa não deixou claro a regra que irá balizar os preços a partir de agora. Segundo comunicado enviado nesta terça-feira, a nova política de preços vai usar "referências de mercado" como o custo alternativo do cliente, valor a ser priorizado na precificação, e valor marginal para a Petrobras. "O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino", afirmou.

Nova política levará em conta produção interna e a área de influência de cada refinaria da empresa. "Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável", declarou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

3. 'Abrasileirar' os preços

Logo após o anúncio do fim da PPI, a empresa anunciou redução nos preços da gasolina, diesel e no gás de cozinha. O valor é referente ao preço de venda para as distribuidoras. Confira de quanto será a redução.

O fim da paridade internacional de preços foi promessa de campanha de Lula. Em março de 2022, o então candidato à presidência prometia "abrasileirar os preços dos combustíveis".

Desde o começo de seu terceiro mandato, o presidente Lula (PT) indicava que cumpriria a promessa. O fim da paridade de preços com o mercado internacional é uma forma de controlar o preço dos combustíveis no mercado brasileiro.

O anúncio encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, mantendo o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes
Petrobras, por meio de comunicado

4. Mudança com "parcimônia"

Na semana passada, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já indicava mudanças na política de preços. Ele afirmou, no entanto, que a estatal não vai se "desgarrar" das cotações do mercado internacional.

A gente vai fazer com parcimônia e tranquilidade porque não vamos nos desgarrar do preço internacional como uma Venezuela e vender o diesel ao preço que quiser. Quando subir lá fora, terá que subir aqui dentro. Quando descer lá fora, vai ter que descer aqui.
Jean Paul Prates

Prates, porém, negou intervenção do governo na estatal. "Continua não tendo [intervenção do governo]", disse o presidente da Petrobras ao anunciar as reduções de preços.

O que estamos garantindo é menos volatilidade, menos sujeição a volatilidade especulativa internacional. Vamos ter o efeito da referência internacional, mas vai estar refratado em uma série de possibilidades nacionais.
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

No comunicado, a empresa disse que mantém seu compromisso com "a sustentabilidade financeira de longo prazo". Segundo a Petrobras, a nova política de preços também "garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico".

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
A sigla PPI significa Preço de Paridade de Importação, e não Preço de Paridade Internacional