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Como foi criada a campanha de marketing brasileira mais premiada em Cannes

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

30/06/2023 09h24

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Transformar dados que estão disponíveis na internet, mas escondidos debaixo de muitas camadas, em avisos na tela do celular das pessoas.

Esse foi o principal insight (e desafio) do "Cartão da Transparência", campanha brasileira mais premiada este ano no Cannes Lions, principal festival de criatividade do mundo.

Dos 92 troféus que o Brasil conquistou no evento, 6 foram para a ação de marketing criada pela agência AKQA SP para o site Congresso em Foco:

Foram 2 leões de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze.

Case foi premiado em 5 categorias diferentes (Design Craft, Creative Data, Direct, Innovation e Mobile).

A iniciativa ainda foi uma das finalistas da categoria Titanium, que premia as grandes ideias do ano.

O "Cartão da Transparência", lançado em setembro do ano passado, é uma ferramenta que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais.

Ele permite monitorar como deputados federais e senadores usam o dinheiro público, recebendo notificações dos gastos dos políticos diretamente no celular.

Até o momento, 430 mil cartões foram instalados na carteira digital das pessoas - com cerca de 20 milhões de notificações enviadas:

O desenvolvimento da ferramenta durou cerca de 10 meses, entre a ideia do projeto e o lançamento do sistema, e envolveu equipes da agência no Brasil e na Austrália, além de passar por todas as aprovações globais da empresa. Só então, com um projeto-piloto pronto, foi levado até a equipe do Congresso em Foco.

Os dados estão completamente disponíveis, mas são de difícil acesso. Mesmo de forma artesanal, estudando número por número, nota fiscal por nota fiscal, seria quase impossível conseguir isso. Por isso, precisamos de uma curadoria de uma plataforma para chegarmos no que temos hoje. É algo que deveria ser feito, como criativo e como cidadão
Eduardo Nosé, diretor de criação associado da AKQA

Sempre buscamos um viés de olhar o Congresso de uma forma particularizada. A AKQA nos procurou com a ideia, até pelo pioneirismo do Congresso em Foco em publicar gastos de parlamentares. A democracia é uma experiência incompleta. Sempre haverá algo que precisa ser melhorado. Essa é uma ferramenta para isso
Sylvio Costa, fundador do site Congresso em Foco

São Paulo como centro criativo da rede

A iniciativa mostra exatamente como é a atuação da agência.

O hub criativo de toda a rede (são outros 28 escritórios espalhados nos 5 continentes) fica em São Paulo, na Vila Madalena.

De lá, surgem as ideias que vão para o mundo todo.

Outro exemplo de como a agência trabalha envolve a campanha "Never done evolving", criada para a Nike, e que levou um Grand Prix (prêmio principal de cada categoria) no Cannes Lions deste ano.

Como homenagem a aposentadoria da tenista Serena Williams das quadras, a agência criou um jogo, com ajuda de inteligência artificial, entre a atleta de 1999, quando ela venceu seu primeiro Grand Slam, e a de 2017, quando se tornou a maior vencedora do tênis feminino mundial.

A ação de marketing foi criada pelo escritório de São Paulo. A tecnologia foi desenvolvida pela equipe australiana. O atendimento e relacionamento com o cliente foi feito pelo time de Portland, nos Estados Unidos.

Atualmente, a agência atende empresas como Netflix, Ambev, Coca-Cola, TikTok e Tinder.

A questão geográfica é coincidência. Não precisamos de clientes estabelecidos fisicamente em São Paulo, por exemplo. O contexto de atuação muda um pouco, mas as marcas entendem o valor disso
Luiza Baffa, diretora geral da AKQA SP

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