Mercado Livre, Itaú e Vivo são marcas mais valiosas do Brasil, diz estudo

Mercado Livre, Itaú e Vivo são marcas mais valiosas do Brasil, segundo estudo apresentado hoje (30) pelas empresas WPP, Design Bridge and Partners e TM20.

O que aconteceu?

O WPP, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, apresentou hoje os resultados da 20ª edição de seu ranking "As Marcas Mais Valiosas do Brasil".

Mercado Livre, Itaú e Vivo foram as 3 primeiras do ranking, produzido em parceria com a agência Design Bridge and Partners e com a consultoria TM20.

O Mercado Livre também liderou o estudo em 2022; o Itaú, que continuou no 2º lugar, perdeu 45% em valor de marca, segundo o estudo

Um dos destaques deste ano foi a Localiza, que apareceu pela primeira vez na lista das 10 marcas mais valiosas, já na 4ª posição.

Das 10 primeiras colocadas no ranking, 6 delas registraram redução na valoração de suas marcas - veja a lista abaixo.

O ranking é produzido a partir do cruzamento dos dados de uma ferramenta proprietária do WPP, chamada BAV (Brand Asset Valuator) e de dados financeiros fornecidos pela Trademap.

O BAV já mediu mais de 60 mil marcas diferentes, em 75 métricas de imagem de marca e patrimônio.

O final do ano passado praticamente parou o país com as eleições e a Copa do Mundo, além da forte inadimplência, resultado da inflação e de crise econômica. Esse fator tem forte impacto no varejo, com efeito multiplicador que acaba atingindo os bancos também
Eduardo Tomiya, Sócio-Fundador da TM20 Branding

Continua após a publicidade

Confira o ranking de 2023 das Marcas mais Valiosas do Brasil:

1. Mercado Livre - US$ 10,783 milhões (-6%)

2. Itaú - US$ 4,532 milhões (-45%)

3. Vivo - US$ 2,977 milhões (-21%)

4. Localiza - US$ 1,902 milhão (+124%)

5. Quinto Andar - US$ 1,878 milhão (NA)

Continua após a publicidade

6. XP - US$ 1,648 milhão (+33%)

7. Magalu - US$ 1,187 milhão (-51%)

8. Skol - US$ 1,179 milhão (-30%)

9. Assaí - US$ 988 mil (+20%)

10. Natura - US$ 980 milhões (-66%)

Estudo também aponta marcas globais mais fortes no Brasil

O estudo também apontou as marcas internacionais mais fortes no Brasil.

Continua após a publicidade

Google e YouTube mantiveram as 2 primeiras posições, enquanto a Netflix assumiu a 3ª posição à frente do Whatsapp, que caiu para o 4º lugar.

A grande novidade é a presença da marca Marvel na 5ª posição. Confira o ranking das 10 primeiras:

1. Google

2. YouTube

3. Netflix

4. WhatsApp

Continua após a publicidade

5. Marvel

6. Disney

7. Amazon.com

8. Instagram

9. Nike

10. Microsoft

Continua após a publicidade

*Nota da redação: Na primeira versão desta matéria, por um erro da consultoria, os valores estavam grafados em reais (R$), mas deveriam estar em dólares (US$). O texto foi atualizado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.