Calendário PIS 2023: Veja datas de pagamento do abono salarial

O governo federal realizará amanhã (17) o pagamento do último lote do abono salarial PIS/Pasep em 2023. Neste grupo, estão incluídos os trabalhadores do setor privado nascidos em novembro e dezembro, além dos servidores públicos com número do Pasep terminado em 8 ou 9. O benefício será liberado para 4.202.121 milhões de brasileiros neste mês.

O valor do benefício é de até R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo atual. No caso do PIS (setor privado), o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto no Pasep (servidores), é feito pelo Banco do Brasil.

Serão depositados um total de R$ 4,2 bilhões na segunda-feira, beneficiando 3.659.893 trabalhadores com direito ao PIS pela Caixa e 544.228 servidores públicos com direito ao Pasep pelo Banco do Brasil.

Para os trabalhadores do setor privado, o pagamento do PIS é realizado prioritariamente em conta corrente ou poupança na Caixa. Aqueles que não possuem conta receberão por meio do Caixa Tem, que permite efetuar pagamentos, transferências e compras com o cartão de débito virtual. Além disso, os trabalhadores ainda têm a opção de sacar o abono em caixas eletrônicos e lotéricas com o Cartão Social, sendo possível resgatar o dinheiro até o dia 28 de dezembro.

Ao longo de 2023, quase 23 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial. Os pagamentos tiveram início em fevereiro, seguindo um calendário específico, com diferentes datas de acordo com o mês de nascimento ou final do número de inscrição para os trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e para os servidores públicos (Pasep).

Para ter direito ao abono, é necessário ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, em 2021, e possuir inscrição no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos. Os trabalhadores do setor privado precisam ter atuado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2021, e é fundamental que os dados estejam corretamente informados pelo empregador ao governo.

O abono salarial não é concedido aos empregados e empregadas domésticas, aos trabalhadores rurais empregados por pessoa física, aos trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e aos trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.

É possível consultar o valor do abono através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, bastando verificar se o app está atualizado e acessar a aba "Benefícios", onde é possível visualizar o valor, o dia do pagamento e o banco. Os trabalhadores do setor privado também podem realizar a consulta pelo app Caixa Tem. Para obter mais informações, é possível entrar em contato pelo número 158.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.