Aluna da USP e CEO: Ela criou marca de roupa e aos 19 faturou R$ 1 milhão

Luana Amy, 21 anos, criou sua própria marca de roupas enquanto ainda estudava para o vestibular, e não imaginava que o hobby a tornaria milionária e seria sua profissão no futuro. Ela é dona e CEO da LA'S Clothing, e afirma vender atualmente uma média de 2.500 peças por mês.

Do desenho ao milhão

Aos 17 anos, Luana desenhava as próprias roupas. Isso começou em 2019. Ela pedia para uma costureira fazer os modelos que criava, com os tecidos que havia escolhido. A produção era para consumo próprio.

Nos planos da adolescente, estava o sonho de fazer medicina na USP. Luana estudava para a Fuvest, o vestibular da Universidade de São Paulo, um dos mais concorridos do país. Isso acontecia em paralelo à produção de roupas.

Vendia as roupas em brechós online e levantava dinheiro editando feeds de blogueiras. Ela anunciava as roupas usadas em sites de compra e venda e cobrava R$ 200 para organizar as publicações nos feeds de Instagram.

Juntou R$ 1.000, comprou mais tecidos e focou nas redes sociais. A divulgação das peças era feita em sua própria conta e despertava a curiosidade das pessoas.

Em 2020, aos 18, ela criou a empresa LA'S Clothing. A marca é uma abreviação do seu nome e foi registrada oficialmente, com CNPJ.

Desistiu da medicina e em 2020 entrou na faculdade de marketing, na USP. O contato com o ambiente de negócios fez a jovem mudar os planos.

Em 2021, aos 19 anos, faturou o seu primeiro milhão. Segundo a empresária, foi na pandemia que as vendas aumentaram muito. As peças de moletom e tricot são confortáveis e têm uma estética clean.

Por mês, recebe uma média de 2.500 pedidos com preço médio de R$ 279. Um dos carros chefes de marca é o Kimono Tricot, que somando a primeira versão lançada com a mais recente, foi vendido um total de 6 mil unidades.

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A empreendedora não revela o seu faturamento atual. A empresa informou apenas que cresceu 68% de abril de 2022 até o mesmo mês em 2023. Segundo reportagem da revista PEGN (Pequenas Empresas e Grandes Negócios), a LA's Clothing faturou R$ 3,5 milhões em 2022.

Não teve investimento de fora. A empreendedora diz que tudo que levantou foi com a venda das roupas e que reinvestiu na marca.

A jovem empresária conta com uma equipe de cinco funcionários, além da ajuda dos pais. O foco agora é crescer mais e fechar licenciamentos da marca com novos projetos. Outro plano é lançar peças fitness e expandir para lojas físicas.

No tempo livre dos estudos para o vestibular, fui aprendendo mais sobre tecidos e fiz 10 peças. Para vender, criei um perfil e um site, fiz o logo e tudo sozinha.
Luana Amy, CEO da LA'S Clothing

Estratégia de negócio

A estratégia foi usar as redes sociais. Além de não ter capital disponível, ela não entendia de lançamentos, marketing ou comércio. Mas sabia como chamar a atenção na internet.

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Gerou interesse com foto do processo de confecção. Ela publicava imagens de partes das peças para despertar curiosidade.

Foi atrás do público-alvo em um grupo de Facebook. Luana seguiu o conselho de uma amiga e entrou em um grupo onde tinham pessoas que poderiam virar clientes.

Publicava fotos suas com os looks. Quando alguém elogiava, ela entrava no chat privado e falava que fazia as roupas e oferecia as peças. Assim, driblava uma regra que proibia vendas no grupo. "Conseguia levar para meu perfil no Instagram e elas compravam", diz.

Nada do que entrava eu tirava para mim, era tudo reinvestido para fazer mais peças. Focava em ter presença nas redes sociais, fazer atendimentos e reposição.
Luana Amy, CEO da LA'S Clothing

Como prosperou

Ela buscou mais conhecimento e consultorias para montar um negócio sólido. Luana recorreu a mentorias individuais.

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Clientes fiéis chegam a 7 mil pessoas. São seguidoras de um perfil privado no Instagram onde divulga o dia a dia da fabricação das peças.

As estratégias digitais foram cruciais para o crescimento. Ela contratou blogueiras e pediu que publicassem fotos com suas roupas para divulgar as peças.

O crescimento foi orgânico. A família começou a ajudar no negócio e hoje trabalha com ela..

Disciplina e aprendizado

Luana é natural de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Veio de uma origem simples, mas bem estruturada.

Ela é descendente de japoneses, de quem diz ter herdado disciplina. O pai é engenheiro e a mãe, bancária.

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Enfrentou problemas de produção, como a venda de peças com tamanho errado. Ela conta ter vendido em 15 minutos 200 unidades de um vestido de Ano Novo. Um erro dns medidas, porém, fez o vestido virar uma blusa. Teve que reembolsar quem não quis mais o produto, e assumiu o prejuízo de devolução e frete.

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