Esse conteúdo é antigo

Silveira deixa comitiva no Paraguai e anuncia volta ao Brasil após apagão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que deixou a comitiva de Lula (PT) que acompanha a posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña, e está voltando ao Brasil.

O que aconteceu

Silveira fez o anúncio nas redes sociais após o registro de um apagão em várias cidades das cinco regiões do País. "Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas", escreveu o ministro.

"Temos grandes pautas em comum, principalmente a produção de energia limpa e renovável em Itaipu Binacional, que temos o Paraguai como parceiro", acrescentou Silveira.

Alckmin disse que recuperação de carga deve ocorrer "nas próximas horas". "Se não tiver fatos supervenientes, em poucas horas será recuperada essa perda de carga. A causa será verificada em seguida. [Agora] o foco é restabelecer a perda de carga", afirmou o presidente em exercício.

Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

Em nota, o ONS confirmou que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A causa da queda é apurada.

A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. ONS, em nota

O Ministério de Minas e Energia informou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", além de ter criado "uma sala de situação" para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.

Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal, nas cinco regiões, foram afetadas. Apenas em Roraima não houve registro.

Continua após a publicidade

Às 10h45, o ONS informou que os estados da região Sul e Sudeste já tinham o fornecimento normalizado. A região Centro-Oeste teve normalização às 10h22, e 30% da carga do Norte e 73% do Nordeste estavam restabelecidos.

Apagão gerou transtorno no trânsito e em hospitais

Problemas citados pelos internautas vão desde trânsito caótico a correria em unidades de saúde. "O trânsito já é caótico em Recife cedo pela manhã e ainda tem apagão. Difícil chegar no trabalho desse jeito", disse um usuário da capital pernambucana.

Usuários também reclamaram de falta de sinal de telefonia e falhas no metrô. Um homem que estava na linha 4-amarela do metrô de São Paulo publicou um vídeo com a estação lotada de passageiros.

Em Salvador, a interrupção do fornecimento de energia fez com que todas as operações do metrô da capital ficassem temporariamente suspensas. Passageiros do Metrô de Salvador precisaram andar pelos trilhos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes