Silveira deixa comitiva no Paraguai e anuncia volta ao Brasil após apagão
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que deixou a comitiva de Lula (PT) que acompanha a posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña, e está voltando ao Brasil.
O que aconteceu
Silveira fez o anúncio nas redes sociais após o registro de um apagão em várias cidades das cinco regiões do País. "Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas", escreveu o ministro.
"Temos grandes pautas em comum, principalmente a produção de energia limpa e renovável em Itaipu Binacional, que temos o Paraguai como parceiro", acrescentou Silveira.
Alckmin disse que recuperação de carga deve ocorrer "nas próximas horas". "Se não tiver fatos supervenientes, em poucas horas será recuperada essa perda de carga. A causa será verificada em seguida. [Agora] o foco é restabelecer a perda de carga", afirmou o presidente em exercício.
Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.
Em nota, o ONS confirmou que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A causa da queda é apurada.
A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. ONS, em nota
O Ministério de Minas e Energia informou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", além de ter criado "uma sala de situação" para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.
Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal, nas cinco regiões, foram afetadas. Apenas em Roraima não houve registro.
Às 10h45, o ONS informou que os estados da região Sul e Sudeste já tinham o fornecimento normalizado. A região Centro-Oeste teve normalização às 10h22, e 30% da carga do Norte e 73% do Nordeste estavam restabelecidos.
Apagão gerou transtorno no trânsito e em hospitais
Problemas citados pelos internautas vão desde trânsito caótico a correria em unidades de saúde. "O trânsito já é caótico em Recife cedo pela manhã e ainda tem apagão. Difícil chegar no trabalho desse jeito", disse um usuário da capital pernambucana.
Usuários também reclamaram de falta de sinal de telefonia e falhas no metrô. Um homem que estava na linha 4-amarela do metrô de São Paulo publicou um vídeo com a estação lotada de passageiros.
Em Salvador, a interrupção do fornecimento de energia fez com que todas as operações do metrô da capital ficassem temporariamente suspensas. Passageiros do Metrô de Salvador precisaram andar pelos trilhos.
Deixe seu comentário