Bancos, INSS, Bolsa: veja o que abre e o que fecha neste feriado de finados

Os bancos não vão abrir as portas na quinta-feira (2), dia de finados, mas retomam o atendimento ao público nas agências na sexta-feira (3). A B3, bolsa de valores do Brasil, também não terá pregão no feriado e retorna as atividades normalmente na sexta. Já os shoppings vão funcionar no feriado prolongado, mas com horário diferenciado. Confira o que abre e o que fecha.

Bancos

As agências bancárias vão fechar na quinta-feira (2), mas reabrem na sexta-feira (3). Uma resolução do Conselho Monetário Nacional afirma que os feriados nacionais não são dias úteis bancários.

Sábado (4) e domingo (5) as agências ficam fechadas, como ocorre normalmente. As áreas de autoatendimento permanecem abertas durante o horário de atendimento de costume.

Contas com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagas no dia seguinte (3). A Febraban informa que, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais. Caso isso não ocorra, os boletos com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos sem juros em 3 de novembro.

Meios eletrônicos são a alternativa para pagamentos. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, afirma que o site dos bancos (internet banking), aplicativos (mobile banking) e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências.

Bolsa de Valores

Não haverá negociações ou pregão na Bolsa de Valores na quinta. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros voltam na sexta (3).

INSS

As agências do INSS não abrem nesta quinta. O atendimento do INSS será apenas eletrônico, via site e aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS). Lá dá para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Continua após a publicidade

Shoppings

Shoppings funcionam em horário especial na quinta. O horário é determinado de acordo com convenção coletiva estabelecida com o sindicato dos trabalhadores. Na sexta-feira (3), o funcionamento é normal. A indicação é que os clientes acessem os sites e redes sociais dos shoppings para checar o horário de funcionamento específico de cada um deles.

Correios

Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências. Os canais disponíveis são a seção "Fale Conosco" do site (https://www.correios.com.br/), o atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, além do chat. Na sexta, o funcionamento ocorrerá normalmente.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes