Felipe Salto é o novo colunista do UOL

Felipe Salto é o novo colunista de Economia do UOL. O economista, professor e consultor econômico assina uma coluna às segundas-feiras e, às quartas-feiras, fará uma participação na edição da tarde de UOL News. Salto foi Secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, assessor de assuntos econômicos e fiscais do senador José Serra, e o primeiro diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado.

Ser colunista do UOL vai ser uma honra, por ser um veículo com abrangência gigantesca. A possibilidade de escrever sobre temas do mundo da economia de uma maneira acessível é um desafio instigante. Espero corresponder.
Felipe Salto

Atualmente, Felipe Salto é economista-chefe e sócio da Warren Investimentos e membro dos conselhos Superior de Economia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e de Assessoramento Técnico da IFI (Instituto Fiscal Independente) e do Conselho de Altos Estudos em Finanças e Tributação da Associação Comercial de São Paulo. Também é professor de Finanças Públicas no IDP (Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa).

Em sua coluna, Salto pretende compartilhar com os leitores sua experiência na área econômica, analisando contas públicas e metas fiscais, e impacto no dia a dia.

Pretendo falar, nas colunas semanais e nas inserções em vídeo, sobre as contas públicas. Todo esse debate da meta fiscal, por exemplo, que tem ocupado praticamente todo espaço dos cadernos de economia, a análise da reforma tributária, o ambiente externo, a taxa de juros e a própria dinâmica da inflação. Espero traduzir esses temas de uma maneira que ajude o leitor a compreender como eles afetam o seu cotidiano. A experiência que trago do meu trabalho no mercado financeiro e no setor público - seja na Secretaria da Fazenda, seja na Instituição Fiscal Independente - poderá ajudar nessa tarefa.
Felipe Salto

Salto foi ainda Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (2022) e o primeiro diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal (2016-2022). Entre 2015 e 2016, ocupou o cargo de assessor econômico do senador José Serra (2015-2016), antes, trabalhou na Tendências Consultoria Integrada e se notabilizou como especialista em contas públicas (2008-2014).

Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP e Bacharel em Economia também pela Fundação Getúlio Vargas, Salto recebeu a primeira colocação no Prêmio GV/Pesquisa, em 2013, e o Prêmio Jabuti, em 2017, pelo livro Finanças Públicas: Da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade.

Também organizou as obras: Reconstrução: o Brasil nos anos 20 (2022, Editora Saraiva); Contas Públicas no Brasil (2020, Editora Saraiva); e Finanças Públicas: da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade (2016, Record).

Em 2023, foi eleito o "Economista do Ano" pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes