Itaú muda logo, e Madonna será uma das estrelas da campanha

O Itaú acaba de mudar seu logo, e as opiniões nas redes sociais são diversas. O logo ficou mais arredondado, assim como as letras, e o laranja ficou mais destacado. "Estamos lançando a nossa nova marca. Sólida como uma pedra. Cheia de cores e curvas como o Brasil", disse o Itaú.
O que aconteceu
Já nas redes sociais, circula um comercial com famosos como a diva pop Madonna, ainda não divulgado pelo banco. Procurado, o Itaú disse que a artista será uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú. "Em filme desenvolvido pela África, a cantora se junta ao Itaú para inspirar as pessoas a serem agentes do tempo", afirmou o banco.
A mudança foi feita para celebrar a história dos 100 anos do banco. "Com o objetivo de fortalecer seu papel na vida e na história de cada cliente, investidor e colaborador, o banco abre as celebrações pelo seu aniversário de 100 anos com o lançamento de uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional, o Feito de Futuro, que, a partir de hoje, convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade", afirmou o banco em nota.
Estamos lançando a nossa nova marca. Sólida como uma pedra. Cheia de cores e curvas como o Brasil. pic.twitter.com/ybd5H9c7Yq
-- Itaú (@itau) December 6, 2023
O que diz o banco
O banco diz que levou 22 meses para estudar a mudança. Foram mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia. A americana Pentagram foi escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança do designer Michael Bierut. Fabio Haag trabalhou na tipografia.
A nova marca resgata a origem do nome da empresa. Do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. O laranja ficou mais destacado, embora o azul continue sendo usado em outros segmentos, como Uniclass e Personalité. Os segmentos de Private e Itaú BBA usam tons mais escuros.
"A vida dos nossos clientes está sempre em movimento e o Itaú evolui junto com eles. Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso", diz Eduardo Tracanella, diretor de Marketing, em nota.

Repercussão nas redes inclui vídeo com Madonna
Entre os comentários nas redes, há quem tenha gostado da mudança.
ATENÇÃO: temos a próxima pauta no mundinho do branding e design.
-- Beatriz | bitstobrands.com (@beatrizguarezi) December 6, 2023
eis a nova marca do Itaú: pic.twitter.com/kdcMtsRhkl
ponto alto do redesign do itaú pic.twitter.com/TT9GfbdvJV
-- patricinha jurídica (@playfiliperama) December 7, 2023
Já outros comentaram sobre a semelhança com o logo de outro banco, o Inter.
Legal a nova logo do itaú e tal...
-- Breno Amaro (@brenoamaro) December 7, 2023
Mas péra...
Hum...
Então...
pic.twitter.com/KtjV3rFuWC
Já nas redes sociais, circula um comercial com famosos como a diva pop Madonna, ainda não divulgado pelo banco. Procurado, o Itaú disse que a artista será uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú, mas que o vídeo que circula na internet não é o oficial da campanha.
Madonna no comercial de Itaú.
-- Samir Duarte (@eusousamir) December 7, 2023
Itaú é patrocinador master do Rock in Rio.
Bom acho q é isso né. pic.twitter.com/ACjFX0pQm1
| Maravilhosa! Madonna para o comercial do banco Itaú. pic.twitter.com/EhtqgAt1sF
-- Império Madonna (@imperioMadonna_) December 7, 2023
o Itaú colocou a Madonna e a Fernanda Montenegro no mesmo comercial. EU TO CHOCADOOOO!!! pic.twitter.com/g8QzK1R3g3
-- Matheus Rocha (@matheus) December 7, 2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.