Itaú muda logo, e Madonna será uma das estrelas da campanha

O Itaú acaba de mudar seu logo, e as opiniões nas redes sociais são diversas. O logo ficou mais arredondado, assim como as letras, e o laranja ficou mais destacado. "Estamos lançando a nossa nova marca. Sólida como uma pedra. Cheia de cores e curvas como o Brasil", disse o Itaú.

O que aconteceu

Já nas redes sociais, circula um comercial com famosos como a diva pop Madonna, ainda não divulgado pelo banco. Procurado, o Itaú disse que a artista será uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú. "Em filme desenvolvido pela África, a cantora se junta ao Itaú para inspirar as pessoas a serem agentes do tempo", afirmou o banco.

A mudança foi feita para celebrar a história dos 100 anos do banco. "Com o objetivo de fortalecer seu papel na vida e na história de cada cliente, investidor e colaborador, o banco abre as celebrações pelo seu aniversário de 100 anos com o lançamento de uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional, o Feito de Futuro, que, a partir de hoje, convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade", afirmou o banco em nota.

O que diz o banco

O banco diz que levou 22 meses para estudar a mudança. Foram mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia. A americana Pentagram foi escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança do designer Michael Bierut. Fabio Haag trabalhou na tipografia.

A nova marca resgata a origem do nome da empresa. Do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. O laranja ficou mais destacado, embora o azul continue sendo usado em outros segmentos, como Uniclass e Personalité. Os segmentos de Private e Itaú BBA usam tons mais escuros.

"A vida dos nossos clientes está sempre em movimento e o Itaú evolui junto com eles. Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso", diz Eduardo Tracanella, diretor de Marketing, em nota.

Continua após a publicidade
Histórico de logos do Itaú
Histórico de logos do Itaú Imagem: Divulgação/Itaú

Repercussão nas redes inclui vídeo com Madonna

Entre os comentários nas redes, há quem tenha gostado da mudança.

Já outros comentaram sobre a semelhança com o logo de outro banco, o Inter.

Continua após a publicidade

Já nas redes sociais, circula um comercial com famosos como a diva pop Madonna, ainda não divulgado pelo banco. Procurado, o Itaú disse que a artista será uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú, mas que o vídeo que circula na internet não é o oficial da campanha.

14 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Sergio de Jesus Cides

O logotipo de uma empresa deveria ser algo 'sagrado', como é a bandeira de um país... Acontece que cada vez que muda um diretor de marketing, de qualquer empresa, a primeira coisa que o novo diretor faz é mexer no logotipo (com isso ele 'ganha' meses de 'estabilidade' no cargo). Seria o mesmo que cada presidente da república resolvesse modificar a bandeira do país... A experiência nos mostra que empresas de sucesso (Coca-Cola, Ford, GE, Honda, Mercedes Benz, etc.) NUNCA mexem em seus logotipos.  Perda de dinheiro e justificativa para a inoperância da diretoria de marketing, que poderia estar aplicando essa verba toda em algo que melhorasse o desempenho da empresa no mercado. Meus pêsames ao Itaú... mais uma empresa brasileira que deve ter algum "poeta/espertalhão" na direção do marketing... 

Denunciar

Eduardo Gaui

Mudou para nada mudar!!!!!! O que gastaram com a Madonna poderia reverter em benefício dos Clientes Itaú! Taxas elevadíssimas sobre qualquer serviço 

Denunciar

Jorge Miguel Neto

Como sempre os correntistas pagando por extravagâncias de uma empresa que cada vez mais coloca robôs para atendimentos e fecha várias agências para cada vez mais lucar e  lucrar . Na hr de entregar serviço de qualidade , entrega serviço pessimo e cito como ex um homebrooker  pessimo  para se operar na bolsa de valores de SP ( Bovespa ) . 

Denunciar