Especialistas elegem melhores campanhas publicitárias do ano; veja as top 5

O "Meio & Mensagem", um dos principais veículos de propaganda e marketing do Brasil, publicou em sua edição impressa desta semana o resultado de uma enquete sobre as melhores campanhas nacionais de 2023.

O comercial "Gerações", da Volkswagen, ficou em 1º lugar —a campanha fez muito sucesso por colocar, lado a lado, Elis Regina e sua filha, a também cantora Maria Rita. A produção também causou uma grande discussão sobre a utilização da inteligência artificial na publicidade.

Como foram selecionadas as ganhadoras?

O ranking foi definido a partir de uma votação feita com 90 executivos do setor. Entre os eleitores, estão presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências de publicidade do país. Cada um deles preparou uma lista com as dez melhores ações de marketing do ano.

Poderiam ser indicadas campanhas integradas, anúncios de mídia impressa, comerciais para televisão, ações exclusivamente digitais ou dirigidas a outros meios. Os participantes não puderam escolher campanhas de suas agências.

Confira as 5 mais bem votadas:

1º lugar: "Gerações", da Volkswagen, com criação da agência AlmapBBDO

O principal comercial do ano fez sucesso graças ao dueto entre Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, morta em 1982, produzido com inteligência artificial. As duas interpretam a música Como Nossos Pais, de Belchior, no filme publicitário que promove a ID.Buzz, versão 100% elétrica da Kombi. O filme já tem mais de 33 milhões de visualizações no YouTube. Além de emocionar gerações, a produção também causou uma grande discussão sobre a utilização da IA na publicidade:

2º lugar: "Traz as Buds para casa", da Budweiser, com criação das agências Africa Creative e Wieden+Kennedy São Paulo e Portland

Continua após a publicidade

Às vésperas da Copa do Mundo de futebol, no ano passado, o governo do Catar, sede do mundial, resolveu proibir a venda de bebida alcoólica nos estádios. A marca transformou o problema comercial de transportar as cervejas, que já estavam no Qatar, em uma oportunidade de marketing: prometeu doar todas as cervejas que venderia durante o mundial para o país vencedor da Copa. A ação também foi premiada como uma das "melhores ideias" do ano do Cannes Lions, o principal evento de criatividade do mundo:

3º lugar: "TERR4", da B3 e ONU, com criação da AlmapBBDO

A campanha, realizada em parceria com a B3, pretendia reforçar a importância das empresas investirem no futuro do planeta. Na ação de marketing, a entidade transformou a Terra em uma empresa de capital aberto. A iniciativa chegou a ter um "IPO simbólico" na Bolsa de Valores, em São Paulo, em abril deste ano. A ideia era fazer com que mais empresas se engajassem no Pacto Global da ONU, que, em abril, contava com 1.900 empresas participantes no Brasil:

4º lugar: "Buscapé", de Vivo e Motorola, com criação da agência VMLY&R

Continua após a publicidade

A Vivo lançou um curta-metragem que dá continuidade ao filme Cidade de Deus. "Buscapé" mostra o futuro do personagem, que se manteve como fotojornalista profissional. No filme, ele usa um celular Motorola, com conexão da operadora. Com conexão direta ao longa de sucesso, o curta também foi produzido pela O2 Filmes, com Fernando Meirelles na produção executiva:

5º lugar: "Cartão da Transparência", do site Congresso em Foco, criado pela agência AKQA

O "Cartão da Transparência", lançado em setembro do ano passado, é uma ferramenta que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais. Ele permite monitorar como deputados federais e senadores usam o dinheiro público, recebendo notificações dos gastos dos políticos diretamente no celular:

Deixe seu comentário

Só para assinantes