Maurício Arruda: 'Decora' me fez ver o que é importante para as pessoas
A passagem de cinco anos de Maurício Arruda na apresentação do programa "Decora", do GNT, mudou o repertório do arquiteto sobre sua profissão. No "Divã de CNPJ", programa do Canal UOL, ele diz que aprendeu a ouvir mais seus clientes.
Foi determinante para a minha carreira. Eu voltava para o escritório e dizia 'precisamos ouvir as pessoas, inserir os objetos das pessoas, não podemos virar uma linha de produção'.
Maurício Arruda, arquiteto
Enquanto estava à frente do "Decora", Maurício enfrentava uma rotina intensa. Não só criava projetos para casas e diferentes ambientes que apareciam nas edições do programa, mas também coordenava as obras e até se envolvia com o roteiro dos episódios.
Conhecendo o desejo das pessoas que teriam um ambiente reformado, o arquiteto aprendeu a misturar o que era importante para os clientes com as suas referências na arquitetura.
Eu tenho que não me preocupar muito com o meu repertório. Eu tenho que me preocupar com o que as pessoas me pedem, para contar a história delas. Pegar algum gancho ali, mesmo que eu não faça aquilo. Como eu poderia fazer de um jeito que eu ache legal?
Maurício Arruda, arquiteto
A busca para incluir a visão e um pouco da cultura das pessoas que receberam a reforma não é um caminho comum nos escritórios de arquitetura, conta Arruda. "É muito ego, muita assinatura, muito 'não vamos fazer isso'. É importante para as pessoas. Se é importante para as pessoas, não importa o que é", diz.
Divã de CNPJ:
A cada semana, o empreendedor Facundo Guerra entrevista donos de negócios que investiram em diferentes ramos de mercado para entender quais são as dores, caminhos e necessidades para criar e manter um negócio no Brasil.
O videocast estreia novos episódios toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o episódio completo com Maurício Arruda:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.