Topo

Como as marcas têm trabalhado para ajudar as vítimas da tragédia no RS?

Vista aérea de locais alagados em Encantado (RS) Imagem: Gustavo Ghisleni/AFP

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

10/05/2024 08h01Atualizada em 13/05/2024 14h32

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (10/05) da newsletter Mídia e Marketing. Quer se inscrever neste e em outros boletins e recebê-los no seu e-mail? Cadastre-se aqui.

***

O Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 100 pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o final de abril. Já são mais de 320 mil desabrigados, entre pessoas instaladas em alojamentos cedidos pelo poder público e desalojadas. Dos 497 municípios gaúchos, 431 sofreram alguma consequência dos temporais.

Diante do cenário, a sociedade civil tem se mobilizado em uma série de ações de captação de doações para os atingidos. Uma live organizada pela banda Fresno, feita no estúdio do Podpah, em São Paulo, arrecadou mais de R$ 2 milhões para as vítimas na última terça-feira (7).

Uma vaquinha criada pelo influenciador Felipe Neto arrecadou R$ 5 milhões em 24 horas -com o valor, foram adquiridas 220 unidades do purificador de água potável da startup PW Tech, que já foi utilizado em mais de 20 países em ações de ajuda humanitária. Já o bilionário Elon Musk anunciou que vai doar mil antenas da Starlink, provedora de internet por satélite, para socorristas no estado, "até que a região se recupere".

Enquanto pessoas comuns e bilionários tentam ajudar como podem, muitas empresas já promoveram uma série de ações para auxiliar a população que está sofrendo com a tragédia. O UOL Mídia e Marketing selecionou algumas delas -os números e empresas estão em constante atualização. Confira:

Alvarez&Marsal
A consultoria Alvarez&Marsal (A&M) lançou duas campanhas internas: na primeira, todo o dinheiro doado pelos colaboradores será duplicado -para cada R$1, a empresa se compromete a doar o mesmo valor. A outra é uma rifa da camisa do jogador argentino Jonathan Calleri, do São Paulo, autografada por diversos jogadores do clube. Cada bilhete da peça custará R$ 200,00. Toda a renda será destinada ao povo gaúcho, através da Rede Transforma Brasil.

Apsen
A farmacêutica Apsen doou mais de 12 mil litros de água e 1 milhão de itens hospitalares aos desabrigados.

Ambev
A Ambev anunciou a interrupção da produção de cerveja no município de Viamão, em Porto Alegre, para o envasamento de água potável, que será doada à população. A empresa já doou mais de 560 mil litros de água para o Estado.

Americanas
A Americanas doou mais de 25 toneladas de água potável e 60 mil peças de vestuário e cama. Os produtos serão distribuídos pelo Movimento União BR e o Instituto Segunda Chance.

Apple
Tim Cook, CEO da Apple, fez uma publicação no X (antigo Twitter) prestando solidariedade às pessoas afetadas e afirmou que a empresa fará uma doação para ajudar os atingidos, sem detalhar de valores.

ArcelorMittal
A ArcelorMittal Brasil anunciou parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e vai doar R$ 1 milhão em itens de primeira necessidade para atender às emergências de parceiros, comunidades e famílias atingidas no estado.

Assaí
O Assaí, por meio de sua organização social, o Instituto Assaí, doou 28 toneladas de alimentos. A Crus Vermelha ficará responsável pela distribuição dos produtos nas regiões afetadas pelas chuvas.

Azul
A Azul anunciou que já arrecadou mais de 300 toneladas de doações e que os aeroportos de Viracopos (SP), Confins (MG), Florianópolis (SC) e Jaguaruna (SC) continuam recebendo as doações. O primeiro voo com os donativos pouso ontem (09) pela manhã, em Canoas (RS). A empresa também criou um Fundo Social de apoio humanitário, que arrecadará recursos para prestar assistência aos impactados.

Burger King
O Burger King fará uma ação especial neste domingo (12), Dia das Mães, para ajudar a alimentar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. As 28 lojas da rede no estado estarão fechadas, dedicadas à produção e distribuição de combos Whopper em dezenas de abrigos na região metropolitana de Porto Alegre. A estimativa é de distribuir cerca de 20 mil refeições.

BRF e Marfrig
A BRF e a Marfrig anunciaram a criação de um fundo de ajuda humanitária: a cada R$ 1 doado pelos consumidores, as empresas darão mais R$ 1. As companhias também destinaram 50 toneladas de alimentos e 5,5 toneladas de ração ao estado.

Camil
A Camil Alimentos concentra esforços para a doação de 66 toneladas de alimentos e 31.200 latas de sardinha e atum, distribuídos em 7.800 cestas, que estão sendo destinadas a parceiros comerciais do varejo em pontos críticos do Rio Grande do Sul. Cada cesta de alimentos contém 5 kg de arroz; 1 kg de feijão, 1 kg de massa; 1 kg de açúcar, 500 g de café, 3 latas de sardinha e 1 de atum.

Carrefour
O Grupo Carrefour anunciou que congelará os preços em todas as suas lojas, das bandeiras Carrefour, Atacadão, Sam's Club e Nacional, no Rio Grande do Sul, além de já ter doado 500 toneladas em alimentos, água e produtos de higiene, que equivalem a 50 mil cestas básicas.

CCR
O Grupo CCR já arrecadou mais de 300 toneladas de doações em seus 17 aeroportos em todo o Brasil, além de ter adicionado 10 toneladas de alimentos, materiais de higiene pessoal e água potável em apoio às vítimas. A companhia também suspendeu a cobrança de tarifas de pedágio nas rodovias gaúchas que administra.

C&A
A C&A já doou 20 mil kits de peças íntimas, 1 tonelada de alimentos, 200 mil litros de água potável e 50 mil peças para as famílias impactadas.

Cimed
A Cimed doou R$ 1 milhão em medicamentos para o governo estadual, além de anunciar que pretende repor 100% das mercadorias perdidas da marca em todas as farmácias atingidas na tragédia. Além disso, mais de 70 mil pacotes de lenços umedecidos foram doados à população nas farmácias das redes São João e Panvel.

Claro, Tim e Vivo
A Claro deu um bônus de 5GB de dados para os clientes de serviço móvel pré-pago nas cidades impactadas pela tragédia. A Vivo disponibilizou 10GB para todos os clientes dos Vivo Pré e Controle da região. A Tim liberou 10 GB de dados para clientes do Tim Pré e do Tim Controle.

Colgate
A Colgate já anunciou a doação de 1 milhão de unidades de produtos de higiene oral, pessoal e produtos de limpeza.

Danone
A Danone Brasil está doando 80 toneladas de alimentos, por meio do Programa Mesa Brasil e do Instituto Ascendendo Mentes, vinculado a ONG Gerando Falcões. As doações incluem lácteos, fórmulas infantis e fórmulas para necessidades especiais.

Farmax
A rede Farmax anunciou a doação de 40 mil produtos de higiene e cuidados pessoais.

Gol
A Gol se uniu à Central Única das Favelas (Cufa) para arrecadar itens de uso pessoal, roupas e utensílios domésticos. A operação de envio será feita pela Gollog.

Grupo Heineken
O Grupo Heineken tem dedicado a operação da sua cervejaria de Igrejinha (RS) para o tratamento e doação de água potável. A empresa também está transferindo parte do seu volume de água Schin produzido na cervejaria de Alagoinhas (BA) para o estado. Além disso, a companhia disponibilizou sua estação móvel de chopp para distribuição de água potável para a população de Porto Alegre. No total, mais de 300 mil litros de água já foram direcionados à população gaúcha.

iFood
O iFood anunciou um repasse de R$ 2 milhões para os entregadores do estado, com pagamento mínimo de R$ 100 a cada. O valor será calculado com base na média de ganhos do entregador no último mês.

Itaú
O Itaú anunciou um aporte de R$ 5 milhões na iniciativa da Azul, além de destinar R$ 5 milhões para a ONG União Brasil. O banco também vai isentar tarifas de anuidade de contas e tarifas das máquinas Rede dos clientes corporativos.

JBS
A JBS anunciou a doação de 40 toneladas de alimentos, 2.600 cestas básicas e 40 mil kits de higiene e limpeza aos afetados pelas chuvas.

Kellanova
A Kellanova (novo nome da Kellogg) direcionou 30 toneladas de alimentos não perecíveis e prontos para consumo em parceria com a ONG Ação da Cidadania e entrega realizada via Mercado Livre.

Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark anunciou a doação de 5 toneladas de produtos de higiene pessoal, como lenços umedecidos, fraldas infantis e roupas íntimas descartáveis para adultos para os desabrigados.

Latam
A Latam anunciou que seu programa Avião Solidário transportará doações para população. As arrecadações seguem em parceria com a CVC, que abriu suas 1.000 lojas espalhadas pelo Brasil para receber os itens.

M. Dias Branco
A M. Dias Branco anunciou que entregará mais de 20 toneladas de alimentos para os desabrigados em seu centro de distribuição, localizado na região metropolitana de Porto Alegre.

Mercado Livre
O Mercado Livre doou R$ 1 milhão para a ONG Ação da Cidadania. Seu banco digital, Mercado Pago, incluiu uma funcionalidade de doação para o público, com valores a partir de R$5.

PepsiCo
A PepsiCo irá doar R$ 1,5 milhão em itens de necessidade básica para as organizações sociais da região. A empresa também enviou 100 mil unidades de produtos (equivalente a cerca de R$ 500 mil) como aveia Quaker, isotônico Gatorade e a bebida láctea Toddynho.

Petlove
A Petlove realizou a doação de mais de sete toneladas de ração super premium, em parceria com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira, o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e Instituto Caramelo, que lideram o auxílio aos animais impactados pela tragédia.

Petrobras
A Petrobras dará R$ 5,6 milhões em apoio à população dos municípios de Canoas e Esteio, destinado ao Movimento União Brasil, para aquisição de itens de primeira necessidade.

Riachuelo
Até o momento, a Riachuelo já doou mais de 85 mil peças de vestuário, cama e banho. Além disso, todas as 330 lojas da rede servirão como ponto de coleta de itens para doação que serão enviadas à população gaúcha em parceria com a Cruz Vermelha.

Roche Brasil
Como uma das formas de apoio, a Roche dobrará o valor financeiro doado por seus colaboradores.

Santander
O Santander criou um fundo voltado para os colaboradores e comunidade afetados. Cada R$ 1 doado por colaboradores nas ações internas será dobrado pelo banco.

Unilever
A Unilever, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) e a Cruz Vermelha, doou mais de 140 toneladas de itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e alimentos para a população gaúcha.

Vale
A Vale anunciou o repasse de R$1 milhão para a ONG Ação da Cidadania e, simultaneamente, para cada R$ 1 doado via a plataforma de voluntariado, a mineradora doou outros R$ 10.

Wap
A Wap, marca do segmento de bens de consumo, em parceria com o Instituto Alok, está doando à Central Única das Favelas (CUFA-RS), mais de 500 lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, extratoras de sujeira, além de materiais de higiene pessoal, roupas e sapatos.

Veja também

Cria da Quebrada
A P&G anunciou a abertura das inscrições para a 2ª edição do programa Cria da Quebrada. A iniciativa, gratuita, pretende capacitar profissionais pretos e pardos para atuar na indústria criativa. O projeto é uma parceria entre a P&G, a agência Grey Brasil e a Miami Ad School.

Dança das cadeiras
A Sportingbet anunciou a contratação de Dimitri Araújo, ex-Amazon e Globo, como novo head de marketing no Brasil. Já a Mediabrands efetivou Ana Cester como sua head de operações e produtos digitais. A profissional também assume como managing director da Kinesso, vertical da agência. Por fim, Fábio Santos, CEO da CDN, assume a presidência da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) para o biênio de 2024-2026.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como as marcas têm trabalhado para ajudar as vítimas da tragédia no RS? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Newsletter - Mídia e Marketing