Repórter policial Valmir Salaro é o novo colunista do UOL
O jornalista Valmir Salaro, que ficou conhecido atuando como repórter policial no "Fantástico", estreia nesta semana como colunista e comentarista do UOL.
Com mais de 40 anos de carreira, Salaro realizou a cobertura de alguns dos crimes mais midiáticos do país nas últimas décadas, incluindo a morte da menina Isabella Nardoni, os assassinatos dos pais de Suzane von Richthofen, os crimes do Maníaco do Parque, entre outros.
No UOL, ele atuará como colunista, comentarista no UOL News e repórter para assuntos de crimes e segurança pública.
Formado em 1978 na Faculdade Cásper Líbero, Salaro trabalhou como repórter policial em algumas das principais redações do país, antes de ir para a Rede Globo.
No início dos anos 1980, trabalhou na Folha de S.Paulo, período no qual ganhou dois prêmios Vladimir Herzog, um dos mais prestigiados no jornalismo, com reportagens sobre violência de policiais da Rota e grupos de extermínio que atuavam em São Paulo.
Mais tarde, como repórter do Jornal do Brasil e da rádio Joven Pan, cobriu sequestros famosos, como o do empresário Abílio Diniz, do publicitário Washington Olivetto e de Antônio Beltran Martinez, então vice-presidente do Bradesco.
Salaro também é conhecido por ser o primeiro jornalista a noticiar os supostos abusos dos donos da Escola Base, já na TV Globo, nos anos 1990.
O episódio é reconhecido por ele como o maior erro de sua carreira — após a publicação das reportagens, a Justiça concluiu que os crimes nunca ocorreram e inocentou os acusados.
O episódio é recontado por Salaro no documentário "Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado", lançado no Globoplay. A produção acompanha o repórter enfrentando os fantasmas do passado e questionando como suas decisões mudaram vidas e sua carreira.
29 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luiz Baraldi Cumino
Nao foi esse sujeito que acabaou com a familia do Japones - da escola ???? ( capitaniado pela estrutura da globo) e depois de trinta anos , veio todo choroso se desculpar ...... Pois e UOL , vcs estao sempre surpreendendo negativamente seus leitores
Reginaldo Pereira do Lago
UOL virando curva de rio do jornalismo brasileiro. Tudo que é tranqueira está parando aqui. Firme rumo ao padrão Jovem Pan de jornalismo desonesto.
Valdivino de Souza
E quando vai pagar pelo crime cometido contra a escola de base????, mentiu, difamou, causou prisões de inocentes e destruiu uma familia de inocentes, agora tá no lugar certo.