Prévia do PIB apresenta estabilidade em abril após queda em março, diz BC

Após registrar a primeira queda mensal desde outubro do ano passado, a economia brasileira apresentou estabilidade ao avançar 0,01% em abril, segundo dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) divulgados nesta sexta-feira (14) pelo BC (Banco Central). O indicador é conhecido por antecipar o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto), a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país.

O que aconteceu

Prévia do PIB tem leve alta após perda registrada em março. A variação positiva de 0,01% da atividade econômica em abril surge após o IBC-Br encolher 0,34% no mês anterior. A variação anterior limitou para 1,08% o avanço da atividade econômica nos primeiros três meses de 2024.

Resultado sinaliza para uma leve aceleração da economia. Com a variação positiva, a prévia do PIB aparece aos 148,38 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), ante os 148,36 pontos apurados no fechamento do primeiro trimestre.

Estimativas apontavam para avanço maior do IBC-Br. Os analistas do mercado financeiros previam uma recuperação significativa da atividade econômica me abril. A aposta de alta figurava na casa de 0,45%

IBC-Br acumula crescimento de 2,08 neste ano. Com ajuda da alta do primeiro quadrimestre, o indicador avança 1,81% nos 12 meses encerrados em abril. Já no trimestre compreendido entre fevereiro e abril, a variação positiva é de 0,76%.

Comparações com o 2023 são positivas. Segundo o IBC-Br, o nível da atividade econômica em abril é 4,01% maior do que o verificado no mesmo mês do ano passado. Na do trimestre finalizado em abril, o resultado é 1,63% superior ao apurado no mesmo período do ano passado.

Consumo e mercado de trabalho contribuem. No primeiro trimestre, o avanço da economia nacional foi puxado pela queda do desemprego e o aumento da renda das famílias, que impulsionaram a demanda por bens e serviços no período.

O que é o IBC-Br

Indicador é calculado a partir de uma base similar à do IBGE. Com divulgações as mensais, a coleta de dados do BC é conhecida por sinalizar o andamento do desempenho econômico. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresenta os dados sobre o desempenho da economia somente a cada três meses.

Continua após a publicidade

Resultado do primeiro trimestre tiveram diferença de 0,28 ponto percentual. Nos três primeiro meses deste ano, o PIB brasileiro avançou 0,8%, na comparação com o último trimestre de 2023. No IBC-Br, a alta contabilizada no período foi de 1,08%.

Deixe seu comentário

Só para assinantes