CEO de marca brasileira de donuts: 'Franquia não é renda passiva'

CEO da marca Good Cop, rede conhecida por fazer donuts inspirados na série de animação "Os Simpsons", Nicholas Acquaviva decidiu transformar seu negócio em franquia há dois anos. O que começou com uma única loja no Itaim Bibi, em São Paulo, hoje se expandiu para mais de 30 unidades em três estados.

Para o empresário, fazer um negócio crescer por meio de franquias pode ser uma estratégia rápida e eficaz, mas também traz desafios, especialmente no que diz respeito à gestão dos franqueados. Acquaviva divide os franqueados em três grupos. "Tem o cara que já era de outras franquias, então ele sabe trabalhar com isso, aí te exige de um jeito diferente", diz ele, no Divã de CNPJ desta semana.

O segundo "tipo de franqueado" que ele menciona é aquele que nunca teve nenhuma experiência com franquia, mas está disposto a aprender com o franqueador e crescer junto com a marca. Já o terceiro — e mais temido — é o franqueado "que vem só para causar", descreve o empresário.

Uma franquia é um modelo de negócios em que o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa que quer abrir a franquia) o direito de usar a sua marca, patente, produtos ou serviços, em troca de taxas e royalties. O franqueado deve seguir diretrizes e processos estabelecidos pelo franqueador.

O que mais tem é gente que acha que franquia é renda passiva. Eu sempre gosto de falar que franquia não é renda passiva. Não é porque eu te entrego o donut pronto que você só tem que vender. Eu adoraria que você colocasse o panda ali na porta e saísse vendendo 10 mil donuts por mês por loja, mas não é assim. Nicholas Acquaviva, CEO da Good Cop

Acquaviva destaca que, para ter sucesso, o franqueado precisa ter envolvimento ativo e gestão constante. "Você precisa ter treinamento, tem que estar em cima da sua equipe, tem que estar com a vitrine bonita, tem que ter uma gestão do financeiro, do pedido, tem que estar gerindo o negócio", resume o empresário.

Apesar dos desafios, o CEO afirma que um dos pontos positivos desse modelo de negócios é que há muitos franqueadores que ajudam a marca crescer com ideias inovadoras. Ele cita como exemplo o McFish, sanduíche de peixe do Mc Donald's que foi criado por um franqueador em uma cidade nos EUA, ao reparar que o seu restaurante estava com menos clientes durante a Quaresma, período em que os fiéis se abstêm de carne às sextas-feiras.

"Ele perguntou para o franqueador se podia fazer um hamburguer de peixe, testou e foi um sucesso nacional", diz Acquaviva. "[A relação com os franqueados] é complexa, mas é um jeito legal de crescer e você também tira muito proveito".

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Assista o Divã de CNPJ completo no Canal UOL:

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no YouTube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Assista ao episódio desta semana:

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