'Permuta não pode trazer prejuízo', diz produtora de festas dos famosos

Qual é o critério mais importante para selecionar um influenciador e fazer permuta com ele? Para Andrea Guimarães, conhecida como a produtora de festas dos famosos, não basta ter um grande número de seguidores nas redes sociais.

"Tem gente com 500 mil seguidores que dá mais retorno para a empresa do que uma pessoa com 10 milhões de seguidores", diz ela, em participação no Divã de CNPJ, do Canal UOL, desta semana. Na opinião da empresária, não adianta nada divulgar a marca para um público que não é o alvo.

Fazer permutas com influenciadores pode ser um jeito de conquistar novos clientes sem precisar de um investimento pesado. O empreendedor oferece o seu serviço em troca de visibilidade na rede social ou no evento da personalidade. Muitos empreendedores, porém, pensam que a permuta sai de graça e acabam atrapalhando o próprio negócio.

Tem amigos meus que o pessoal pede permuta da casa inteira e eles topam. Tudo bem, a pessoa pode dar um tanto, mas o outro tanto ela tem que cobrar. O que eu acho é assim: a permuta não pode virar um prejuízo para você.Andrea Guimarães

Andrea já fez festas para Hebe Camargo, Sasha Meneghel e até Beyoncé. Ela cria cenários de acordo com o tema de cada cliente, e diz que, no começo de sua empresa, "deu de presente" muitas festas em troca de visibilidade nas redes sociais de influenciadores. Para a empresária, a estratégia é válida e valeu a pena na época. Hoje, porém, seu modus operandi é outro.

Hoje, todos me pagam. Só que, por exemplo, eu faço um grande desconto. Mas nunca sai do meu bolso. Eles pagam todos os meus gastos e aí fazem uma divulgação. Às vezes, é um [post no] feed exclusivo com o nome da minha empresa — mas isso é para poucos, não são todos que dão retorno hoje.Andrea Guimarães

Ela explica que tem uma equipe de marketing que realizou uma pesquisa de mercado detalhada para identificar quais personalidades realmente geraram retorno para a empresa de decoração nos últimos dois anos: "Até porque eu preciso monetariamente movimentar esse marketing e justificar, existe todo um financeiro em cima disso. Eu tenho um contador, um advogado, uma gerência e uma diretora, então a gente vê o que vale a pena fazer".

Para Andrea, o empreendedor deve sempre lembrar que oferecer um serviço tem um custo e que é preciso calcular se esse investimento terá retorno.

O principal conselho que eu dou é que [a permuta] não pode sair do teu bolso, porque eu vejo várias empresas falando que quebraram ou que tiveram rombo financeiro porque assumiram responsabilidades que não tinham condições. Andrea Guimarães

Continua após a publicidade

Assista o Divã de CNPJ completo no Canal UOL:

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no YouTube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. O programa completo com Cleusa Maria, da Sodiê, já está disponível no YouTube do UOL:

Deixe seu comentário

Só para assinantes